Mudar para a Alemanha: 13 dicas valiosas dadas por brasileiros

por Luana

Quando o assunto é mudar de país, ainda mais pra Alemanha, as dúvidas são algo rotineiro e nos acompanham em todas as etapas da mudança. Se informar sobre o lugar para onde está indo é algo essencial e indispensável para uma tomada de decisão mais acertada. Se você está na fase de planejamento da sua mudança pra Alemanha, então esse post é pra você!

“Ah, seu eu soubesse disso antes…”, quem nunca falou isso pelo menos uma vez na vida, que atire a primeira pedra. Ao se mudar de país, infelizmente, essa frase pode ser mais comum do que você imagina. Mas calma, estou aqui pra te ajudar com isso. Selecionei 13 conselhos valiosos dados por brasileiros que vivem aqui, para te ajudar tanto no processo de mudança, quanto na adaptação nos primeiros meses de Alemanha.

Antes de mais nada, quero deixar claro que esse post não tem a inteção de te fazer mudar de ideia sobre mudar pra Alemanha. Pelo contrário, aqui terão dicas importantes que podem evitar, ou ao menos amenizar, algumas dores de cabeça. E pode ter certeza, que é dor de cabeça pra caramba, hehehe.

É necessário falar alemão, sim!

Vamos começar pela parte mais chata, que muitos acham óbvio, mas há quem pense o contrário. Então vamos esclarecer de uma vez por todas: você vai precisar falar alemão! Afinal, você estará na Alemanha, por que acha que não vai precisar falar a língua deles? Caso você trabalhe em uma multinacional, pode ser que o inglês será suficiente no ambiente de trabalho. Fora isso, é só alemão, minha gente! Supermercado, farmácia, hospital, órgãos públicos (lembre-se bem dessa parte) e assim por diante. Então, minha dica é já começar um cursinho de alemão, nem que seja básico, aí no Brasil mesmo.

Burocracia alemã

Se você acha que o Brasil é um país burocrático, espera só até chegar na Alemanha. Nesse sentido, não tem muito o que fazer, basta estar preparado para as dezenas de “Termin” (reunião/hora marcada) que você vai enfrentar aqui. Há muitos casos de vistos que levaram meses até serem aprovados, então não se desespere, pois isso não está acontecendo exclusivamente com você. A dica é: tenha muita paciência com as burocracias alemãs, pois isso é algo normal no dia-a-dia e não vai mudar só por que você chegou aqui, pode apostar!

Esteja aberto ao novo

Pode parecer óbvio, mas talvez esse seja o melhor conselho de todos! Esteja aberto ao novo. E quando digo aberto ao “novo”, não é só à língua e à cultura. Esteja aberto para fazer novas amizades, a encarar novos desafios (muitos), a desenvolver novas habilidades, a aprender uma nova profissão (quem sabe). Enfim, saiba que você terá que sair da sua zona de conforto e o quanto antes você entender isso, mais fácil será a sua adaptação.

Você sempre será um estrangeiro

Mudar pra Alemanha: você sempre será um estrangeiro

Isso significa que mesmo que você tenha passaporte europeu, você continua sendo um estrangeiro. Você tem um nome diferente, sotaque e costumes que não negam que você é um Ausländer (estrangeiro em alemão). Portanto, tenha em mente que você poderá (e provavelmente vai) sofrer preconceito em algum momento.

Download proibido gera multas gigantescas

Você já deve até ter ouvido falar sobre isso, mas sempre vale a pena lembrar, né? Fazer download em sites “piratas”, não só é proibido como também muito fiscalizado aqui na Alemanha. E saiba que as multas pra quem é pego são gigantescas. Portanto, se você tem algum programa que baixa músicas, filmes e etc, no seu computador, já desinstale! Quer saber mais sobre esse assunto? Clique aqui e leia o post completo.

O inverno é looooongo

Isso pode ser até desanimador e dar vontade de voltar para o Brasil, mas você precisa saber que se a sua nova vida será aqui, o inverno é algo que fará parte disso.

Foto tirada em 14 de fevereiro de 2021 às 16h: temperatura -12 graus

O inverno na Alemanha costuma ser rigoroso, mas não tanto como nos países do leste europeu. Porém pra quem vem do Brasil já é uma mudança drástica, afinal em que parte do Brasil temperaturas como 0°C são normais? Além disso, os dias são mais curtos no inverno, anoitecendo a partir das 16h e amanhecendo só lá pelas 8h em algumas épocas.

Os serviços aqui são caros

Serviços como manicure, costureira, faxineira, montador de móveis e até mudança, são muito caros! Portanto, prepare-se para ser sua própria manicure, limpar sua casa sozinha (o), montar seus próprios móveis (não se preocupe, pois não é um bicho de sete cabeças e todo mundo aprende!) e até carregar seus móveis quando mudar de apartamento.

Pare de glamourizar a vida no exterior

Se você é daqueles que acha que viver na Europa é puro glamour, te aconselho a ler mais sobre a vida aqui. Na verdade aqui a gente trabalha, rala pra aprender o novo idioma, faxina a casa, fazer a própria unha, cuida dos filhos e muito mais. Coisas que no Brasil já dominávamos, aqui temos que aprender do zero e fazer por nós mesmos.

Mas é claro que existem benefícios, como por exemplo mais segurança, maior facilidade em viajar e qualidade de vida no geral. Como muitas coisas na vida, isso terá que ser pesado e só você poderá dizer: o que vale mais pra mim? O que é mais importante? O que posso te garantir é que no fim, tudo dá certo, todos os seus perrengues e o seu esforço terão valido a pena. Mas não ache que vai ser um caminho fácil, pois não vai.

Não se compare aos outros

A grama do vizinho é mais verde“. Essa frase clichê cabe muito bem nesse momento, pois infelizmente é o que muitos brasileiros fazem aqui: se comparam aos outros. Não pense que o fulano é melhor por que já conseguiu um bom emprego ou por que fala alemão melhor que você. Você não sabe o que ele já ralou pra chegar nesse ponto. Cada um tem uma história diferente. Também não acredite em tudo o que você lê em grupos de Facebook e etc, isso pode te deixar paranóico (a).

Priorize o que vai trazer na mala

Priorize o que vai trazer na mala quando mudar pra Alemanha

Priorize coisas importantes como o seu livro preferido, o tênis mais confortável, a calça que lhe veste melhor, etc. Você vai ver que roupa é muito barato na Alemanha, principalmente em época de promoção. Além disso, a gente acaba se rendendo ao estilo mais básico do europeu, então todas aquelas sandálias de salto alto e vestidos de festa não fazem muito sentido aqui. Só pra vocês terem ideia, eu trouxe dois sapatos de salto pra cá e me arrependi, porque usei apenas uma vez em quase dois anos.

Quer dicas de como preparar a mala de mudança para a Alemanha? Clique aqui.

Alugar apartamento é uma odisséia

Já prepare a sua cabeça para esse momento: a procura por um apartamento. Aqui na Alemanha não é você quem escolhe onde vai morar, mas sim é o escolhido para poder morar no apartamento para o qual se candidatou. Meio louco né? Mas esse é o resultado de quando há muita procura e pouca oferta. Os donos dos imóveis selecionam, dentre os candidatos, quem eles mais gostarem para viver no apartamento. Enfim, para saber mais sobre isso clique aqui e leia o post completo sobre como alugar apartamento na Alemanha.

Duas dicas muito importantes no quesito apartamento são: pense bem antes de locar um apartamento em um prédio sem elevador (lembra que eu falei que você mesmo é quem faz sua mudaça?) e cuidado com os apartamentos no último andar (aqui chamados de “Dachgeschoss“), pois o calor insuportável do verão deixa esse tipo de apartamento um verdadeiro forno.

Tenha uma reserva de emergência

Essa dica é válida para quem mora no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo, mas mais importante ainda quando se trata de Alemanha. Eu explico: são muitos seguros e impostos que você pagará e se não estiver preparado financeiramente, isso pode te colocar em apuros. Além disso, tem a parte em que você estará a milhares quilômetros distante da sua família e pode precisar comprar uma passagem aérea de emergência.

Aprenda a não ser muito saudosista

E por último, mas não menos importante, vem a questão da saudade da família, dos amigos, do seu bairro, da comida da sua mãe, da praia ou do seu restaurante preferido. Saiba que a saudade é algo que está sempre presente na vida de quem mora longe e você precisa aprender a lidar com ela. Se você é daqueles que já sofreu ao viver a duas cidades de distância da sua família, definitivamente mudar de país não é pra você.

Quem vive longe daqueles que ama aprende a dor da saudade, a tensão do psicológico, o poder do medo, a força da coragem. Aprende que na vida tudo se paga com dor e amor, e a gente escolhe o que plantar para depois colher” (Giovanna Tomazi).

Agora me conta, você que já mora aqui, tem algum conselho a mais pra quem está planejando mudar para a Alemanha?

Antes de embarcar, não se esqueça do Seguro Viagem obrigatório para a Europa. Clique aqui e contrate com nosso parceiro SegurosPromo.

2 comentários

Viviane Marx 24/08/2020 - 9:52 am

Muito boas explicações. O único ponto que tenho um pouco de dúvida é sobre trazer as traduções feitas no Brasil. Tem muitos órgãos que não aceitam as feitas lá. Sou juramentada aqui e já tive muitos clientes que me procuraram e procuram pois a tradução feita no Brasil não foi aceita aqui no cartório, na empresa, etc.

Responder
Luana 26/08/2020 - 2:48 pm

Oi Vivi, obrigada pelo seu comentário. Então, não sabia que isso poderia acontecer… eu precisei de uma tradução depois que já estava aqui na Alemanha e no Brasil sairia mais barato. Aí minha mãe fez tudo lá pra mim e me enviou pelo correio, ainda assim compensou bastante sabe. Mas realmente tem que se informar antes se será aceito!

Responder

Deixe uma resposta

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.