Quando pensamos em Alemanha, geralmente imaginamos um país gelado e com neve, onde o sol aparece poucas vezes no ano, não é mesmo? Mas isso é pra quem ainda não conheceu o verão da Alemanha. Uma das características do clima no país é ter as estações do ano muito bem definidas e o verão não fica de fora. Com temperaturas que chegaram a bater os 40oC em 2019, o verão é, sem dúvida, a época mais aproveitada pelos alemães.
Em junho já se percebe os termômetros esquentando, mas é o mês de julho que geralmente tem as maiores temperaturas. Agosto ainda costuma ser bem quente e somente em setembro as temperaturas começam a amenizar. Ou seja, se planeja visitar a Alemanha nessa época do ano, venha preparado com bastante protetor solar e roupas leves.
Uma das coisas mais legais dessa estação é que nitidamente todo mundo está mais feliz, afinal já é comprovado que a exposição ao sol afeta diretamente o humor do ser humano. As ruas estão cheias de gente, tanto de alemães quanto de turistas, principalmente em dias de festival (aqui tem festival de verão em quase toda cidade) e várias programações, que não ocorrem no inverno, estão disponíveis novamente.
Mas o que fazer na Alemanha durante o verão? Existem programas legais que não sejam na praia? A resposta é SIM!!! Tem muito programa divertido pra fazer por aqui e aproveitar os dias intermináveis do verão alemão. Digo “intermináveis”, pois amanhece lá pelas 5h e só anoitece às 22h, legal né?
Agora, vamos ao que interessa. Listamos abaixo 8 programas de verão mais comuns na Alemanha. Depois de ler essas dicas, acredito que suas férias de verão na Alemanha serão muuuito mais interessantes.
Parques
O programa que mais bomba nessa época do ano é curtir os parques, seja pra fazer um pic nic, caminhar, pegar um sol, ficar só de bobeira ou, em alguns parques onde é permitido, fazer churrasco. Toda cidade alemã tem pelo menos um parque que se preze e pode apostar que estará lotado depois das 17h e durante todo o fim de semana.
Pode levar toalha, comida e bebida pra aproveitar o dia em família… pode levar bola pra brincar com as crianças… pode levar canga e biquini para pegar aquela corzinha… só não se esqueça de recolher todo o lixo que você produzir, pois os alemães são muito rigorosos nessa questão ambiental. Ah, e é claro, não se esqueça da câmera pra tirar muuuitas fotos, pois os parques da Alemanha são muito lindos e fotogênicos.
Já tem uma toalha esperta pra fazer aquele pic nic de respeito? Ainda não? Então temos uma ótima opção para recomendar.
A nossa toalha para pic nic é essa (do link abaixo): ótimo tamanho, impermeável, fácil e leve pra carregar (vira uma bolsa, como mostra a foto). Quer garantir a sua? Clique no link abaixo e adquira com toda a segurança e comodidade da Amazon.
Piscinas públicas (Freibad)
Outra coisa que toda cidade alemã tem é uma piscina pública. Os alemães adoram nadar, então prepare-se para encontrar as piscinas lotadas no verão. Existem dois tipos de piscinas: as cobertas e as ao ar livre. Piscinas ao ar livre só funcionam durante a curta temporada de verão, enquanto as cobertas funcionam durante todo o ano.
As piscinas cobram uma taxa em torno de 5€ pela diária e são verdadeiros parques aquáticos, é diversão na certa. Há cantinas no local, mas geralmente você pode levar o seu próprio lanche e bebidas.
Lagos e rios
Há muitos lagos na Alemanha onde é possível nadar, inclusive dentro dos parques urbanos. Nos rios também é comum ver banhistas e em muitas cidades há verdadeiras praias à beira dos rios. Além de nadar, esses locais são ótimos para fazer um pic nic.
Mas aqui vale um alerta: algo muito comum entre os alemães é o nudismo. Sim, eles ficam nus! Não, não é em qualquer lugar, mas em locais onde é permitido (e são muitos), é comum ver alguém peladão. As áreas onde é permitido o nudismo são identificadas pela placa “FKK”, que significa Freikörperkultur (cultura do corpo livre). Esse movimento, muito antigo e famoso na Alemanha, ainda possui vários adeptos e não tem nenhuma conotação sexual, mas sim de liberdade.
Camping
Acampar é uma tendência na Alemanha e existem inúmeros campings espalhados por todo o país. Tem camping em todo o canto: nas montanhas, à beira de lagos e rios, no mar do norte… é só escolher o que mais agrada a turma. Geralmente os campings alemães são super bem estruturados, com ótimas áreas de lazer para toda a família, bons banheiros e até cabanas pra dormir (pra quem não gosta de barracas). Mas você também encontra espaços para acampamentos mais “raiz”, aqueles bem “wild”, hehehe.
Uma outra opção é alugar um motorhome em turma. Já pesquisamos por aqui e é super em conta. Assim, você tem toda a comodidade de uma casa em qualquer lugar que estiver.
Quer conhecer as opções de camping na Alemanha? Clique aqui e confira!
Esportes ao ar livre
Nessa época do ano as quadras e campos ficam cheios: seja pra jogar vôlei, futebol, praticar yoga… Como falei lá em cima, os dias são muito longos, então ninguém quer ficar dentro de casa. Sem dúvida, a melhor época do ano pra maioria dos esportes é o verão e como alemão gosta muito de aproveitar essa estação, tem espaço de sobra para praticar esportes.
A foto abaixo é da nossa turma jogando vôlei em Celle. A foto foi tirada às 20h no início de junho.
Os esportes em lagos e rios também são uma ótima pedida. Há muitas empresas que fazem aluguel de canoas, pedalinhos e caiaques pra quem deseja se aventurar pelas águas.
Quer saber o que fazer aos domingos na Alemanha? Clique aqui e confira o post.
Praias
Se você pensava que na Alemanha não tinha praia, se enganou. No norte e nordeste do país há várias praias, banhadas pelos mares Báltico (Ostsee) e do Norte (Nordsee). Além disso, na Alemanha também existem ilhas que possuem alguns quilômetros de praia, como por exemplo Amrum e Sylt no Mar do Norte e Rügen no Mar Báltico.
Uma característica das praias daqui é ter a areia bem branca e fina, diferentemente de muitos destinos europeus que possuem aquelas pedras que só servem pra machucar o pé, hehehe. Outra característica são as águas geladas, portanto não dá pra garantir que você vai conseguir tomar um bom banho, a não ser que seja corajoso.
Pra quem curte uma parada naturista, saiba que quase todas as cidades balneárias alemãs têm praias para banhistas nus. Em geral, elas ficam em locais mais afastados.
Festivais
Os festivais acontecem durante todo o ano na Alemanha, mas especialmente no verão é que a programação se intensifica. Do vinho à cerveja, da música eletrônica à ópera, nessa época é possível prestigiar tudo o que a cultura alemã, e também internacional, tem a oferecer. Sem dúvida, participar de um festival é uma experiência única e deve estar presente na programação de quem visita a Alemanha.
Infelizmente, neste ano de 2020 não teremos nenhum festival, devido à crise mundial do corona vírus. Mas estamos esperando aniosamente por 2021 para poder curtir muito!
Biergarten
Por último, mas não menos importante, estão os Biergärten (plural de Biergarten). Os famosos “jardins da cerveja” são locais de consumo de cerveja ao ar livre ou espaços na área externa de restaurantes. Muito populares na Alemanha, você vai encontrar mais de um Biergarten em cada cidade… o difícil é escolher em qual deles você vai querer ficar, já que todos tem ambiente agradável, ótima comida típica e muita cerveja boa.
O Biergarten é um espaço totalmente informal, perfeito para encontrar amigos e brindar à vida. A boa energia deste lugar é tanta, principalmente no verão, que é fácil passar algumas horas por ali. Acredito que não existe nada mais alemão do que um Biergarten.
E você, o que mais gosta de fazer na Alemanha no verão? Conta pra gente nos comentários!
3 comentários
Ótimo post, os lagos e Parques são ótimos para passar os dias quentes de verão. E, não se engane, em algumas cidades como Berlim, algumas pessoas são mais „liberais“ , vc pode estar andando pelo bairro quando de repente em uma praça qualquer, um peladão!! Hahah
Oi Debora.. é isso mesmo né, algo muito estranho pra nós brasileiros e tão comum pros alemães… daqui a pouco a gente se acostuma hahaha
[…] Se você é turista, não se preocupe, pois todos os passeios turísticos estarão funcionando aos domingos também. Caso visite a Alemanha no verão, leia também o post Programas de verão na Alemanha. […]