Quando você decide mudar de país, uma das primeiras questões que vem à tona, acima de tudo, é: morar em uma cidade grande ou no interior? Caso você mude com um emprego já definido, possivelmente você vai optar por morar na mesma cidade do trabalho. Agora, se você tem total liberdade pra escolher, esse será mais um item na sua lista de pesquisas. Se você está na fase de decidir onde vai morar aqui na Alemanha, então esse post é pra você!
Há vários pontos que você deve levar em consideração na hora de decidir onde morar: custos com aluguel, facilidade de locomoção, proximidade do aeroporto, etc. Em todos esses quesitos, morar numa cidade grande ou pequena pode fazer diferença.
Como eu já mencionei aqui no blog, eu e o Filipe moramos em uma pequena cidade chamada Celle. Já que a empresa dele fica aqui, pensamos que seria melhor morar na mesma cidade, pra ele não perder tempo de locomoção. E até hoje, sem dúvida, sabemos que foi a melhor decisão para nós. Adoramos morar aqui, principalmente por ter tudo perto da nossa casa, como por exemplo a minha escola, alguns supermercados e a estação de trem.
Não tenho dúvidas de que essa é uma decisão muito pessoal, pois cada um possui um estilo de vida. Às vezes, o que eu vejo como vantagem em morar em uma pequena cidade, outro indivíduo pode ver como desvantagem. De qualquer forma, organizamos esse post com 5 vantagens e 5 desvantagens em morar em uma cidade pequena e esperamos te ajudar na sua tomada de decisão.
Vantagens
Custo de vida
Acredito que o principal item na tomada de decisão de onde morar seja o custo de vida. Sem dúvida, morar numa cidade pequena na Alemanha vai te fazer economizar uns bons euros ao fim do ano. Primeiramente com o aluguel, onde a diferença para uma grande cidade costuma ser bem significativa. Em segundo lugar vem o transporte, já que em cidades pequenas você consegue fazer tudo (ou quase tudo) de bicicleta. Mercado, academia e restaurante são outros exemplos de preços que variam de acordo com o tamanho da cidade.
Socialização
Sinto que numa cidade pequena, a vida não é tão corrida e as pessoas acabam socializando mais. E também, como são menos moradores, você acaba conhecendo e reconhecendo mais facilmente as pessoas. Quando todo mundo se conhece, acaba gerando aquela aproximação, que é mais difícil de se ver em cidades grandes.
Um exemplo disso são os conhecidos que temos através das aulas na academia. Sempre antes de começar a aula conversamos sobre alguma banalidade e, apesar de isso não ser grande coisa, já é um tipo de socialização. Um outro exemplo são os encontros promovidos pela empresa do Filipe para as esposas/parceiras dos funcionários. Tudo isso nos faz sentir mais parte de uma sociedade, o que ajuda também na adaptação.
Trânsito
Não ter mais problemas com trânsito é o sonho daqueles que enfrentam diariamente filas e mais filas para ir trabalhar. Não dá pra comparar com o Brasil, mas nas grandes cidades da Alemanha também há congestionamento e trânsito pesado. Já em cidade pequena é quase impossível de se ver isso, o deslocamento é algo muito fácil e rápido.
Tudo é perto
Se você adora andar de bicicleta e caminhar, vai adorar morar numa cidade pequena. Isso por que todos os pontos de interesse na cidade estarão ao seu alcance facilmente, a pé ou de bicicleta. Se for necessário pegar um ônibus para ir em algum local mais afastado, saiba que a maioria das cidades na Alemanha tem um ótimo sistema de ônibus.
Dentre todas as vantagens em morar numa cidade pequena, essa parte é a que eu mais gosto, pois me sinto livre e independente. Se quero ir pra escola, são 10 minutos caminhando ou para ir no centro em alguma loja, são 15 minutos. Além disso, caminhar nos coloca mais em contato com a natureza e nos faz menos sedentários.
Facilidade nos órgãos públicos
Pelo fato de ter poucos moradores, nas pequenas cidades temos a vantagem de ser atendidos mais rapidamente, e às vezes até melhor, nos órgãos públicos. Falo isso por experiência própria, pois eu tive muita facilidade em tirar a minha autorização de residência se comparado à outras pessoas em grandes cidades. Outro exemplo foi para fazer o Anmeldung, o que conseguimos fazer poucos dias depois de nos mudarmos.
Desvantagens
A língua alemã é ainda mais necessária
Uma das principais desvantagens que vejo em morar numa cidade pequena, é que em poucos lugares você vai ver alguém falando inglês. Sendo assim, aprender alemão se torna ainda mais necessário e urgente. Um exemplo disso são os órgãos públicos aqui em Celle. Todas as vezes que precisamos de algo relacionado à documentação, visto, Anmeldung, etc, tivemos que ir bem preparados no alemão, pois ninguém lá falava inglês. Outro exemplo são as escolas de motorista em Celle, onde encontramos apenas um professor para as aulas práticas que falava inglês.
Distância do aeroporto
Se você não tem carro, morar muito longe de um aeroporto pode ser um problema. Além disso, pode ser uma dificuldade a mais quando seus pais/parentes vierem lhe visitar.
No nosso caso, moramos pertinho de Hannover, onde há um bom aeroporto que atende às nossas necessidades e a distância até ele são 30 km. Mas, caso você more há muitos quilômetros de distância do aeroporto mais próximo, isso pode ser uma desvantagem. Quando for escolher a cidade pra morar aqui na Alemanha, pense nos custos com trem/táxi/ônibus a cada viagem que você for fazer.
Menos opções de lojas
Todo mundo sabe da fama das grandes lojas de roupas/departamentos/móveis aqui na Alemanha, né? Nomes como Primark, Ikea e Tkmaxx são muito famosos pelos seus ótimos preços. Pois é, mas saiba que em cidade pequena você não encontra essas lojas.
Há quem veja isso como vantagem, principalmente os maridos, hehehe… já que a gente acaba economizando e não caindo em tentações. Mas para quem adora garimpar ótimos preços, infelizmente é uma desvantagem. A solução pra isso é, sempre que visitar a cidade grande mais próxima, separar um tempinho para ir às suas lojas preferidas.
Ausência de metrô
Outro ponto que pode ser uma desvantagem, dependendo do ponto de vista, é a ausêcia de metrô nas cidades pequenas. Apesar de toda cidade da Alemanha ter ao menos uma linha de trem, ele serve para ligar uma cidade à outra e não bairros dentro da cidade. Diante disso, a sua opção para maiores distâncias dentro da mesma cidade, será somente o ônibus.
Menos opções de lazer
Apesar de termos muitos e bons restaurantes em Celle, as opções de lazer noturno são bem escassas. Acredito que isso seja algo típico de cidade pequena e não exclusivo da nossa cidade. Quando se trata de viver com família, filhos e etc, não creio que isso seja uma desvantagem, porém pra quem é solteiro e gosta de um agito, morar numa cidade pequena na Alemanha, definitivamente, não é a melhor escolha.
Outra coisa que não temos aqui é um cinema para ver filmes internacionais, para isso temos que ir à Hannover. O cinema de Celle só transmite filmes nacionais e, é claro, somente em alemão, hehehe.
Enfim, sempre vão existir pontos positivos e negativos, tantos nas metrópoles quanto nos pequenos vilarejos. Há bastante diferença em morar numa grande ou numa pequena cidade na Alemanha, mas isso é uma questão pessoal. Espero ter te ajudado na sua tomada de decisão sobre onde morar. Se ainda tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários.