“O visto de estudante na Alemanha é obrigatório?” Essa é uma das dúvidas mais frequentes de brasileiros que pretendem estudar no país.
Assim como você, eu também tive inúmeras dúvidas antes de embarcar para a Alemanha – e o processo de visto foi algo que me deu até dor de cabeça, pois ninguém conseguia me informar exatamente como seria.
Nesse post vou explicar o que você precisa saber em relação ao visto e a autorização de residência para fins de estudo.
Antes de tudo, qual a diferença entre Visto de Estudante e Autorização de Residência Alemã?
É muito importante que, antes de entrar no país, você entenda a diferença entre estes dois documentos.
Muitas vezes, pela praticidade, chamamos ambos pelo nome “Visto”. Mas, quando você ver publicações e pessoas por aí falando sobre visto de estudante, saiba que, na verdade, estão falando sobre permissão de residência. No vídeo abaixo eu explico mais sobre isso:
Brasileiros não precisam solicitar o visto de estudante antes de embarcar para a Alemanha, mas devem, obrigatoriamente, solicitar uma autorização de residência após a sua chegada no país (se o objetivo for passar mais de 90 dias estudando por aqui).
Veja só:
Segundo o site da Embaixada e Consulados Alemães no Brasil, cidadãos brasileiros não necessitam de um visto de entrada para curso intensivo de alemão ou um estudo superior na Alemanha; isso se aplica também a doutorandos.
No caso de estudantes universitários, essa regra é válida apenas para estudantes/doutorandos que estejam devidamente matriculados em uma universidade alemã.
O informativo no site ainda complementa: A autorização de residência obrigatória deve ser solicitada no Departamento de Estrangeiros com competência pelo local de residência, antes de expirado o prazo de 90 dias após a entrada no país.
Isso significa que a solicitação da residência deve ser feita apenas quando o financiamento da estadia está garantido ou nos seguintes casos:
- Ao receber uma carta de aceite (carta de admissão) de uma universidade;
- Ao ser aprovado em uma escola superior de ciências aplicadas alemã (Fachhochschule);
- Ao ser aceito em um curso preparatório (Studienkolleg).
Cursos de alemão preparatórios para o ensino superior também exigem que você esteja autorizado a ter residência no país.
Documentos necessários para solicitar a autorização de residência para estudante
Para estudantes são necessários os seguintes documentos:
- Passaporte válido com, pelo menos, três meses para além da data planejada de saída da Alemanha;
- Formulário de requerimento de concessão de uma autorização de residência (disponível no departamento de estrangeiros);
- Meldebestätigung(comprovante doAnmeldung);
- Foto biométrica atual (3,5 x 4,5 cm com fundo claro);
- Carta confirmando a inscrição em um curso intensivo de alemão (no mínimo 18 horas semanais), com cabeçalho da escola e menção da duração e intensidade do curso (no caso de estudantes de línguas) OU
- Carta de aceite da Universidade ou da Escola Superior de Ciências Aplicadas alemã (no caso de mestrandos ou doutorandos);
- Comprovante de financiamento, por exemplo:conta bloqueadaOU termo de compromisso financeiro* de um anfitrião na Alemanha OU carta de concessão de bolsa de estudo da Universidade;
- Comprovante de seguro saúde para toda sua estadia na Alemanha;
- Pagamento de uma taxa de 100 euros no ato.
O que é o termo de compromisso financeiro – Verpflichtungserklärung?
É um documento que atesta que seu anfitrião na Alemanha se responsabiliza financeiramente por você, custeando não somente o seu curso, como também moradia, alimentação, etc. Para isso, o anfitrião precisa comprovar renda e residência na Alemanha, procurar o escritório de imigrantes mais próximo e pagar uma taxa de 29€ para emitir este documento.
Verpflichtungserklärung, o termo de compromisso financeiro
Onde solicitar a autorização?
Após entrar no continente europeu, será necessário solicitar a autorização de residência no escritório de imigração (Ausländerbehörde) da cidade onde você for morar.
Tipos de visto para estudar na Alemanha
Para cada estudo, existe um tipo de residência mais apropriado. Conheça alguns deles:
- Studium: permissão de residência para estudos na graduação, mestrado ou doutorado. Após a finalização dos estudos, o recém-formado pode estender o visto por mais 18 meses, para procurar emprego.
- Sprachkurs: indicado para estudos de idioma entre três a 12 meses. Em alguns casos, sse tipo de visto pode ser renovado por mais 6 meses.
- Schulbesuch: para adolescentes que desejam estudar em escolas alemãs. É válido para apenas um ano de estudos.
Pode trabalhar na Alemanha com visto de estudante?
Sim, é possível trabalhar meio período (até 20 horas semanais) com o visto de estudante na Alemanha.
Vantagens de se estudar na Alemanha
A Alemanha é um dos destinos de estudo mais procurados do mundo e possui umas das melhores universidades da Europa. Seja para estudar alemão, fazer uma graduação, mestrado ou doutorado, a Alemanha, certamente, é um país acolhedor e que oferece muitos benefícios para os estudantes internacionais.
As vantagens de estudar na Alemanha não vão se resumir a apenas ter o certificado internacional no currículo, vai muito além disso. Estudar em uma universidade alemã de ponta, fazer pesquisa em laboratórios inovadores, aprender uma nova língua e conviver em grupos multiculturais, certamente trará benefícios para sua vida pessoal e profissional.
Morar no “coração” da Europa lhe permitirá fazer curtas viagens e conhecer diversos outros países, tornando essa fase muito mais prazerosa e divertida. A enorme malha ferroviária da Europa, assim como as companhias aéreas de baixo custo facilitam a vida dos viajantes. Isso, com certeza, enriquecerá ainda mais a sua experiência por aqui.
A minha experiência: como requisitar a residência
Eu já tinha vindo outras vezes como turista para Europa, então já sabia como funcionava o processo de passar pelo setor de imigração no aeroporto. Trouxe todos os documentos necessários para entrar na Alemanha, como se fosse uma estadia a turismo (como turistas podemos permanecer até 90 dias na Europa). Neste caso, eu comprei uma passagem de volta dentro de 90 dias, a qual eu poderia alterar, para não perder o valor e, ao mesmo tempo, ter como provar na imigração caso me pedissem.
Depois de 15 dias fiz o meu registro na cidade e também minha matrícula na escola de idiomas (Volkshochschule). Depois disso, agendei um horário no departamento de estrangeiros para solicitar a minha autorização de residência como estudante. Como eu moro em uma cidade pequena, não foi difícil agendar um horário, mas em cidades maiores, como Munique e Berlim, o agendamento deve ser feito com bastante antecedência, pois a procura é bem maior.
No dia agendado, levei todos os documentos e fui atendida por uma mulher muito atenciosa e disposta a ajudar, mas que só falava alemão. Na verdade, a maioria dos funcionários das repartições públicas só atende em alemão. Por isso é tão importante saber falar algumas frases-chave ou ter alguém que domina o idioma para ir nesse dia com você.
Uma vez que todos os documentos estavam em ordem, ela me entregou uma autorização de residência provisória. O cartão eletrônico chegou no meu endereço depois de um mês.
Quer saber um pouco mais sobre o meu curso de alemão na Volkshochschule? Assista ao vídeo do IGTV:
Vai viajar para a Europa?
Não se esqueça do Seguro Viagem obrigatório. Clique aqui e contrate.
Quer viajar conectado? Clique aqui para comprar seu chip internacional.
2 comentários
[…] Quer saber mais? Então confira o post sobre Estudar alemão na Alemanha. […]
[…] dos documentos necessários para o visto de estudante, você deve providenciar o […]