Se você está lendo esse post é por que está pensando em mudar para a Alemanha, mas antes quer saber quais são as suas chances de conseguir um emprego aqui, não é mesmo? Pois bem, o post de hoje tem como objetivo mostrar quais as possibilidades para você trabalhar na Alemanha e onde buscar vagas de emprego.
A boa notícia é que desde 1º de março de 2020 entrou em vigor a Lei de Imigração da Mão de Obra Especializada, que permite que trabalhadores qualificados de países não pertencentes à UE tenham acesso mais fácil ao mercado de trabalho alemão. Isso por que há uma escassez cada vez maior de profissionais especializados em diferentes áreas, como por exemplo na saúde, tecnologia, engenharias, matemática, entre outros.
O que seria um profissional qualificado?
Os acadêmicos com um diploma universitário ou com formação técnica que seja reconhecida na Alemanha. Para entender mais sobre o reconhecimento da formação superior, clique aqui e assista ao vídeo onde eu explico em detalhes.
Quais as chances de conseguir um emprego na Alemanha?
Bom, um dos pré requisitos, como mencionei acima, é ter uma formação superior ou técnica reconhecida na Alemanha. Outro ponto importante é a questão da língua. Saber inglês é muito importante, mas ter bons conhecimentos de alemão certamente facilitará a busca por um emprego aqui.
Ter experiência na área também conta muitos pontos em uma candidatura, pois nem sempre a empresa estará disposta a treinar o novo funcionário. Mas isso depende muito da vaga em questão, não podemos generalizar.
Como último ponto para conseguir um emprego na Alemanha, destaco o seguinte: se dedique a fazer uma boa candidatura (carta de apresentação e currículo nos padrões alemães) e assim, aumentar as suas chances de ser chamado para uma entrevista. Quer saber mais sobre mercado de trabalho na Alemanha? Acompanhe no meu perfil do Instagram as postagens com a #reconstruindonomundo.
Onde procurar emprego?
Conseguir um emprego na Alemanha estando no Brasil pode não ser a tarefa mais fácil de todas, mas não é impossível. Ainda mais se você pertence a um grupo de profissionais muito requisitados na Alemanha, como por exemplo os profissionais de TI.
Abaixo listo as plataformas e sites mais usados pelas empresas na Alemanha:
- LinkedIn: a plataforma internacional LinkedIn é uma das principais ferramentas (se não a principal) que um candidato a emprego deve ter. Se você ainda não possui um perfil lá, faça hoje mesmo e deixe seu perfil sempre atualizado;
- Xing: é o LinkedIn versão alemã. A dica é você ter o perfil atualizado nas duas plataformas, pois é normal que o RH da empresa cheque.
Não quer ficar exposto? Tanto no Xing como no LinkedIn você pode configurar seu status para que somente os recrutadores saibam que você está de olho em novas oportunidades de emprego. Isso impede que seu chefe, seus colegas de trabalho e outras pessoas vejam também.
- Stepstone: uma das principais plataformas de trabalho on-line na Alemanha. No site você encontra também auxílio para elaboração do currículo e avaliação das empresas;
- Indeed.com: faça buscas filtrando por cidade, estado ou região. Há uma vasta opção de vagas menos complexas (menor nível de escolaridade, vagas de meio período, estágios, etc);
Dica: não foque apenas em uma plataforma. Algumas empresas divulgam suas vagas pelo LinkedIn, por exemplo, mas não pelo outros sites que mencionei, ou vice-versa.
Quer saber o que os brasileiros falam sobre trabalhar com os alemães? Clique aqui e leia o post colaborativo.
Visto
Se você é cidadão de um dos países da UE, da Suíça, de Liechtenstein, da Noruega ou da Islândia, então você não precisa de visto para trabalhar na Alemanha. Caso contrário, você deve, obrigatoriamente, solicitar um visto ainda no Brasil, em uma das 5 representações diplomáticas alemãs.
Você só pode dar entrada no pedido de visto quando você puder comprovar que tem uma oferta concreta de emprego na Alemanha, ou seja, um contrato de trabalho. Do contrário, você não terá direito a um visto de trabalho.
Saiba mais sobre os tipos de visto, clicando aqui.
Visto específico para procura de emprego
Tentou de várias formas e ainda não conseguiu uma oferta de emprego na Alemanha? Calma, que nem tudo está perdido, pois existe um visto que talvez seja o ideal para você.
Estar na Alemanha pode ser um diferencial quando se trata de candidatar-se a uma vaga de emprego. Isso por que, há empresas que não estão dispostas a esperar que o candidato passe pelo processo de visto (que pode demorar semanas até sair), pois precisam do funcionário com urgência. Ou também pelo simples fato de que preferem que o candidato compareça presencialmente numa entrevista.
Nesses casos, existe a possibilidade de solicitar o visto para procura de emprego e permanecer por até 6 meses na Alemanha enquanto se candidata à vagas. Os pré requisitos são bem parecidos aos do visto de emprego, com a diferença que o candidato precisa comprovar meios financeiros para se manter aqui durante a estadia.
Bom, essa foi somente uma introdução sobre o assunto trabalho e as chances de conseguir um visto para morar e trabalhar na Alemanha. Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo!
Mais informações em Make-it-in-Germany, o portal alemão para profissionais estrangeiros qualificados.