Se você mora na Alemanha há algum tempo, com certeza já se familiarizou com a separação do lixo. Agora, se você é recém chegado, deve estar se perguntando: por que existem tantas latas de lixo diferentes e o que pode ser jogado em cada uma delas? Nesse post, vou explicar o que você precisa saber sobre a separação do lixo na Alemanha.
Antes de mais nada: sabia que a Alemanha tem a política pública de resíduos mais eficiente do mundo? Não é a toa que é sempre destaque em artigos sobre reciclagem. Em 2018 foram reciclados 67,3% dos resíduos e a meta para 2020 é chegar em 100%. Nesse sentido, a diminuição dos lixões foi gigantesca: em 1970, o país tinha cerca de 50 mil lixões espalhados por seu território, já em 2018 esse número caiu para menos de 200.
O hábito de separar o lixo é algo tão normal para os alemães quanto respeitar as leis de trânsito. Saber como esse sistema funciona é essencial para o seu dia a dia morando no país. Isso certamente irá te ajudar a economizar tempo e dinheiro. Além disso, vai te ajudar a manter a paz com os vizinhos, pois muitos deles “fiscalizam” a lata de lixo alheia e podem te dar um puxão de orelha caso você não siga as regas.
No início é normal se sentir perdido em meio à tantas regras, mas depois de um tempo será tão natural como respirar (hahaha, talvez nem tanto). Pra te ajudar nesse início, vamos deixar aqui as principais dicas referente à separação do lixo.
Como funciona a separação do lixo na Alemanha
Já pode ir se acostumando com esses containers, pois quase todos eles estão presente em todas as casas. Podem não ser exatamente iguais a esses, mas as cores de identificação sim. Agora, o que você precisa saber é o que vai em cada um deles.
Tonel azul (Papier & Pappe)
No tonel azul são depositados papéis e papelão, como por exemplo, jornais, revistas, embalagens de remédio, caixas de papelão, etc. O que não vale é jogar papel sujo, como caixa de pizza ou papel manteiga, pois isso interfere no processo de reciclagem.
Tonel marrom (Kompostierbare)
O tonel marrom é para resíduos compostáveis, ou seja, casca de ovo, casca de frutas e legumes, pó de café, terra, plantas, etc. Caso o prédio onde você mora não tenha esse tipo de tonel, você deve jogar esses resíduos no tonel preto.
Tonel amarelo (Gelbe Tonne)
Os tonéis amarelos são específicos para as embalagens como alumínio, plástico, isopor, latas ou cartonados. As embalagens devem estar vazias e o mais limpas possível, mas não precisam necessariamente ser lavadas.
Pode ser que na sua casa não tenha o tonel amarelo. Se esse for o seu caso, então dirija-se à prefeitura da cidade ou em pontos de coleta e retire, gratuitamente, os sacos plásticos amarelos (Gelbe sack). Estes sacos são deixados na frente de casa no dia da coleta, na calçada mesmo, como na foto abaixo.
Tonel preto ou cinza (Restmüll)
Tudo o que não se encaixa em nenhum outro tonel deve ser jogado no tonel preto. Como por exemplo, fraldas, absorvente, sujeira do aspirador, pedrinha de gato, cabelo, ponta de cigarro, etc.
Garrafas retornáveis (Pfand)
Sabia que você ganha dinheiro ao devolver as garrafas retornáveis? Para isso, basta você devolver as garrafas nas máquinas específicas, como esta abaixo, que ficam nos supermercados e nos Getränkemärkte. Assim que você deposita suas garrafas, a máquina te devolve um “recibo” com o valor a ser trocado por dinheiro ou usado como desconto na sua compra.
Garrafas de cerveja, refrigerante, água, suco, e até mesmo latinhas de energético podem ser depositadas nessas máquinas. O valor a ser recebido varia de acordo com o tipo de recipiente, mas fica entre R$0,08 e R$0,25 centavos. Nem todas as garrafas são retornáveis, para saber se ela pode ou não ser devolvida, verifique se contém o selo abaixo.
Vidro
Garrafas não retornáveis, bem como vidros em geral devem ser depositados em contentores especiais que ficam espalhados pela cidade (geralmente em estacionamentos e esquinas). Os vidros devem ser separados e depositados no tonel da cor correspondente: branco, verde e marrom. Garrafas azuis ou amarelas vão no tonel verde.
Atenção aos horários: nos próprios contentores são especificados os horários em que é permitido jogar os vidros. Por causa do barulho não é permitido jogar vidro após as 20h, muito menos nos domingos e feriados.
Lixo especial
O lixo especial não pode ser eliminado junto com os resíduos domésticos porque durante a queima pode liberar gases tóxicos ou até mesmo explodir. Em diversos supermercados e farmácias há locais para depositar pilhas, baterias e até lâmpadas. Já outros tipos de entulho, como por exemplo, madeiras, eletrodomésticos e móveis podem ser levados aos depósitos das empresas de gestão de lixo.
Aqui na nossa cidade, Celle, há alguns dias específicos no ano que são coletados esses materiais nas próprias casas, basta consultar no calendário anual da coleta de lixo. Árvores de Natal são coletadas sempre em janeiro, também em um dia específico.
Coleta
Você já deve estar cansado de ouvir sobre como os alemães são organizados, não é mesmo? Então, segura essa: todo início de ano os moradores recebem um calendário constando as datas de coleta de lixo, juntamente com um guia explicativo sobre como efetuar a separação.Nesse guia são listados todos os exemplos possíveis de lixo que você imaginar e onde o mesmo deve ser depositado.
Pra quem tem memória curta, como eu e o Filipe, aí vai uma dica: marque no calendário os dias de coleta de cada tipo de lixo. Assim, você não esquece de levar o tonel pra fora e não depende sempre dos vizinhos pra fazer isso. Afinal, todos temos que colaborar para um bom ambiente na vizinhança, né?
Você deve ter percebido que há muitas regrinhas e especificidades no que diz respeito ao lixo na Alemanha, não é mesmo? Mas como eu disse no início do post, com o tempo você vai se acostumar e vai ser um hábito na sua vida, como escovar os dentes. Espero que o post tenha te ajudado a esclarecer um pouco mais sobre o assunto.
*Para maiores detalhes, consulte o site da coleta de lixo da sua cidade.
1 comentário
[…] conhece as regras de separação do lixo na Alemanha? Não? Então clique aqui e saiba […]