Uma dúvida comum quando começamos a pensar em morar fora é: preciso de um visto? Se sim, qual se encaixa melhor no meu perfil? Existem vários tipos de visto para morar na Alemanha, mas nem todo ele será ideal para todas as pessoas. E já que esse é um dos itens principais na mudança de país, resolvi escrever sobre os tipos de visto que existem para vir para a Alemanha (para morar).
Lembrando que se você vem a turismo, não precisa solicitar visto algum, mas deve levar em conta que a estadia poderá ser de, no máximo, 90 dias. Nesse caso, clique aqui e veja qual a documentação necessária para entrar na Alemanha.
Autorização de residência X Visto
Antes de tudo, preciso explicar a diferença entre esses dois termos: Autorização de residência e Visto.
O visto (Visum em alemão) é solicitado no país de origem com o objetivo de entrar na Alemanha e ficar por um tempo. Normalmente os vistos para a Alemanha têm validade de 3 meses (em alguns casos pode chegar a 6 meses). Se a intenção for permanecer por mais tempo, então esse visto terá que ser trocado por uma autorização de residência.
Algumas situações não exigem visto, dessa forma você poderá entrar na Alemanha como turista e posteriormente solicitar uma autorização de residência. Já em outras situações, você deve solicitar um visto, como por exemplo para Working Holiday e Aupair.
Autorização de residência (Aufenthaltserlaubnis em alemão) é a autorização para permanecer na Alemanha durante um determinado prazo. Esta autorização é solicitada apenas na Alemanha.
Se você pretende permanecer em território alemão por mais de 3 meses, então deve solicitar uma autorização de residência. Isso é feito no escritório de imigrantes da cidade/região (Ausländerbehörde ou Ausländeramt). Dica: Dê entrada no pedido de autorização de residência antes de seu visto vencer, ou seja, antes de completar 90 dias da sua chegada. Do contrário, você corre o risco de ficar ilegal na Alemanha.
Em conclusão, para morar na Alemanha nem sempre será necessário solicitar um visto, já uma autorização de residência sim!
Tipos de visto
Existem diversas possibilidades para morar na Alemanha legalmente, apesar de nem todo tipo de visto se encaixar para você. Por isso, informe-se bem antes de tomar a decisão de se mudar para a Alemanha.
Abaixo, listo alguns dos diversos vistos existentes, mas para maiores detalhes acesse o site do consulado alemão no Brasil.
Procura de emprego
Esse visto permite que os interessados que possuam um diploma de ensino superior fiquem na Alemanha, por no máximo 6 meses, para procurar uma vaga de emprego. Além disso, é permitido o trabalho de até 10 horas semanais (período de experiência para comprovação da qualificação). Assim que conseguir o emprego, dirija-se ao Departamento de Estrangeiros para solicitar a autorização de residência.
Visto para especialistas (trabalhador qualificado)
Para solicitar o visto de trabalhador qualificado, você deve possuir formação acadêmica ou técnica reconhecida na Alemanha. Além disso, você precisa ter uma oferta de trabalho concreta no país.
Visto de trabalho para as demais atividades profissionais (exceto especialistas)
Assim como os especialistas, quem não possui uma formação acadêmica também tem a oportunidade de solicitar um visto para a Alemanha. Em determinadas condições, quem já tenha uma oferta de trabalho concreta no país pode receber uma autorização de trabalho. Em alguns casos pode ser necessário comprovar conhecimentos em alemão, mas isso vai depender da vaga e da empresa contratante.
Cartão azul
Quem possui diploma de ensino superior pode iniciar uma atividade profissional na Alemanha correspondente à sua qualificação.
- É necessário um salário bruto anual de no mínimo 56.800€, para obter o Cartão Azul;
- Para profissionais da área das ciências naturais, matemáticos, engenheiros, médicos e profissionais de TI, o salário bruto anual mínimo é de 44.304€. Nesses casos, a Agência Federal do Trabalho deverá autorizar previamente.
Aupair
É um programa de intercâmbio cultural e linguístico. O Aupair mora com uma família alemã, ganha um pequeno salário e estuda alemão. Em contrapartida ajuda a cuidar das crianças.
Requisitos:
- Ter entre 18 e 26 anos
- Ser solteiro e sem filhos
- Conhecimentos básicos de alemão (nível A1)
- Capacidade de pagar as despesas de viagem
Duração do programa: no mínimo 6 meses, no máximo 12 meses.
Visto de trabalho com reconhecimento parcial da formação profissional
Há a possibilidade de solicitar visto de trabalho mesmo que a sua formação profissional não tenha sido reconhecida totalmente pelo órgão competente alemão. Esse visto te dá a oportunidade de adquirir a qualificação complementar necessária na Alemanha e ao mesmo tempo começar a trabalhar. Após a conclusão do aprimoramento e de ter o reconhecimento total da formação, solicite a estada permanente na Alemanha.
Working Holiday
Working Holiday é um visto destinado à pessoas entre 18 e 30 anos, que oferece a oportunidade de conhecer a Alemanha durante uma permanência de no máximo um ano. Com o objetivo de complementar os meios financeiros para a viagem, será permitido trabalhar em empregos de férias (Ferienjobs), com duração de no máximo seis meses no mesmo empregador. Além disso, esse tipo de visto não possibilita levar familiares para a Alemanha no âmbito da reunião familiar.
O consulado alemão no Brasil emite apenas 1.000 vistos Working Holiday por ano.
Demais tipos de visto
- Trabalho voluntário
- Intercâmbio escolar
- Estágio universitário
- Ensino superior e doutorado
- Curso profissionalizante
- Curso intensivo de alemão
- Visto para cientistas
- Reunião familiar
- Visto para casamento
Cidadãos europeus
A boa notícia é que cidadãos europeus tem direito à livre circulação entre os países da UE (União Européia) e podem residir em quaisquer desses países sem a necessidade de um visto. Ou seja, se você tem dupla nacionalidade, como por exemplo brasileira + italiana, você está livre dessa burocracia. Ótimo né?
Ainda tem alguma dúvida sobre os tipos de visto para morar na Alemanha? Mande sua pergunta aqui embaixo!