Lidar com o frio, neve e sistemas de aquecimento geralmente não é uma tarefa muito fácil para quem vem de países com clima tropical. Por isso, é tão comum que nós, brasileiros, tenhamos dúvidas e até problemas ao lidar com os cuidados da casa durante o inverno na Alemanha.
Pensando nisso, separei 5 dicas que recebemos assim que chegamos à Alemanha e foram super úteis para a nossa família. Elas vão te ajudar a entender mais sobre o sistema de aquecimento de um imóvel e também como lidar com a umidade desta época chuvosa e com muita neve.
1- Ar fresco para todos os ambientes e prevenção de bolores
É importante que o ar velho e úmido do interior da casa seja substituído por ar fresco do exterior, pois após algum tempo, o ar interno contém muita umidade, dióxido de carbono e poluentes. Ao trazer ar externo fresco e rico em oxigênio, sua casa ficará mais agradável e saudável. Ao arejar bem, você evita problemas de umidade que podem causar mofo nas paredes e móveis.
Abra totalmente todas as janelas da casa e deixe o ar circular por uns 30 minutos. Faça isso todos os dias.
2- Produtos anti-mofo
Se mesmo fazendo o arejamento da casa aparecer mofo/bolor em algum canto, utilize produtos específicos contra mofo (Anti-Schimmel em alemão). Cuidado: esse tipo de produto contém muita química. Use luvas e máscara ao manuseá-lo e deixe a janela aberta para arejar.
3- Mantenha a casa aquecida
Mesmo a temperaturas em torno de dois ou três graus Celsius, há um risco maior de bolor se os cômodos permanecerem completamente frios. Sem aquecimento, as paredes esfriam e o vapor de água se condensa. Os esporos se acumulam nos lugares úmidos e o bolor se desenvolve.
Então, mesmo se você for calorento e não curtir deixar a casa quentinha, pense na sua saúde (afinal, bolor é muito prejudicial para o sistema respiratório) e também na saúde do imóvel.
Quer saber mais sobre Aluguel de imóvel na Alemanha? Clica aqui.
4- Vai sair de férias? Não desligue completamente o aquecimento
O aquecimento deve permanecer ligado durante as férias de inverno e deve ao menos temperar os cômodos a uma temperatura básica. Este princípio se aplica também à cozinha e ao banheiro. A razão para isso são os tubos de água instalados aqui. Se o ambiente esfria demais, então os canos podem congelar. Ao retornar de férias, você não terá água ou, na pior das hipóteses, muitos danos causados pela água, pois os tubos congelados se abriram ou arrebentaram.
Se permanecer fora por muito dias ou semanas, peça para um amigo ou vizinho ir à sua casa a cada 4 dias, pelo menos, e fazer a ventilação do ambiente.
5- Limpe a neve acumulada na calçada
Se você é proprietário do imóvel onde mora, então é o responsável pela limpeza da neve na sua calçada. Certifique-se de que todos que passam por sua casa possam caminhar com segurança sobre o pavimento à sua frente, bem como pela entrada e pelo caminho para a caixa de correio e para os caixotes do lixo.
Agora, se você aluga a casa teoricamente seu locador pode transferir a obrigação de limpar a neve para você – o que significa que você mesmo tem que cavar a neve. No entanto, isto só acontece se tiver sido acordado no contrato de locação. Se este não for o caso, de acordo com a Associação Alemã de Locatários, seu locador tem o direito de contratar alguém para limpar a neve (por exemplo, uma empresa). Ele pode então passar a conta para você – ou seja, incluir o custo da limpeza da neve nos custos operacionais (Nebenkosten).
Bom, por hoje é isso. Espero que com essas dicas você não tenha problemas de mofo, congelamento de canos e, muito menos, probemas juridicos por não ter limpado a neve da sua calçada. E você, tem mais alguma dica de cuidados com a casa durante o inverno na Alemanha? Comenta aqui embaixo.