Studienkolleg: o que é, principais custos e como se candidatar

por Luana

Studienkolleg na Alemanha: o primeiro passo para entrar em uma universidade alemã

Há duas opções para estrangeiros que desejam fazer graduação na Alemanha. A primeira delas é iniciar os estudos no Brasil, cursando até 4 semestres e então solicitar a transferência para uma universidade alemã. A outra opção é, após concluir o ensino médio no Brasil, passar por um curso preparatório na Alemanha, chamado Studienkolleg. Este curso prepara o estudante para entrar na Universidade com o mesmo “nível” dos estudantes alemãos.

O certificado de conclusão de ensino médio brasileiro, bem como a nota do ENEM não são suficientes para ingressar em uma universidade alemã.

Para poder prosseguir com a explicação sobre o Studienkolleg, antes de mais nada, preciso esclarecer os três diferentes tipos de instituições de ensino superior na Alemanha:

  • Universität (Uni) – instituição de ensino superior mais voltada à pesquisa, estudo científico e mais teórica. Algumas Universität são especializadas em uma única área, como por exemplo: Technische Hochschulen (TH) ou Technische Universität (TU) (faculdades ou universidades técnicas), Medizinische Hochschulen (faculdades de medicina) ou Pädagogische Hochschulen (faculdades de pedagogia).
  • Fachhochschule (FH) – geralmente estas instituições oferecem menos cursos do que as Universität e a principal difereça aqui é o foco na prática. É muito parecido com o que conhecemos por Ensino Superior Técnico no Brasil. Apesar de muitos destes cursos também serem oferecidos pela Universität, na Fachhochschule há um maior foco no mercado de trabalho.
  • Kunst-, Film- und Musikhochschule – oferece cursos de artes, moda, design, música e cinema, focando tanto na teoria quanto na prática. Na maioria das vezes, é exigido do aluno algum conhecimento prévio.

O que é e como funciona o Studienkolleg na Alemanha

O Studienkolleg é um curso preparatório de 1 ano oferecido pelas universidades alemãs aos estudantes estrangeiros (que não possuem o Abitur*) e que desejam cursar graduação aqui. O objetivo do Studienkolleg é deixar o aluno apto a entrar em uma universidade, nivelando o conhecimento dos candidatos e os deixando com a mesma base dos estudantes alemães.

*Abitur é a prova prestada ao final do ensino médio na Alemanha, semelhantemente ao nosso ENEM. Esta prova é necessária para a aceitação dos estudantes em um curso universitário. Portanto, a não ser que você tenha cursado o ensino médio na Alemanha ou em alguma escola alemã no Brasil, você não terá o Abitur.

As aulas no Studienkolleg são em período integral, geralmente de 5 a 7 horas por dia e a participação nas aulas, assim como nas provas orais e escritas, é obrigatória para todos os alunos. No caso de reprovação em um dos semestres, é possível repetir, mas somente uma vez. Ou seja, o prazo máximo de duração de um Studienkolleg é de dois anos. Ao final deste curso, um teste (Feststellprüfung) é aplicado a fim de provar que o aluno corresponde às exigências de uma instituição de ensino superior alemã. Uma vez que é aprovado nesta prova, o aluno pode se candidatar à faculdade desejada.

Não há cobrança de mensalidade no Studienkolleg, porém uma vez que este curso acontece dentro das universidades, há a cobrança das taxas da universidade. Esses custos variam de 30 a 300 Euros por semestre, de acordo com a instituição.

No Studienkolleg há diferentes cursos, cada qual com ênfase em disciplinas específicas que focam na graduação desejada. Assim, se você pretende cursar medicina, por exemplo, você cursará um Studienkolleg diferente de alguém que queira prestar sociologia.

Tipos de Studienkolleg

Antes de entrar em um Studienkolleg, é importante saber quais tipos de cursos ele oferece, já que cada curso foca em uma área e tipo de instituição. Não se esqueça de verificar, portanto, como é classificado o seu curso universitário para fazer o curso correto do Studienkolleg.

Para ingressar numa universidade, existem 5 tipos de cursos no Studienkolleg

M-Kurs: Para cursos de medicina, área de biológicas e farmácia. Ênfase em alemão, matemática e ciências naturais. 

T-Kurs: Para áreas técnicas e ciências exatas e naturais. Ênfase em alemão, matemática, física e química. 

W-Kurs: Para estudos de ciências sociais e econômicas. Ênfase em alemão, matemática, economia política, história ou geografia, inglês. 

G-Kurs: Para estudos de história, germanística ou filosofia. Ênfase em alemão, história, literatura alemã ou inglês, sociologia/geografia.

S-Kurs: Para áreas de línguas estrangeiras (sem ser alemão). Ênfase em alemão, língua estrangeira, história ou sociologia/geografia ou literatura alemã.

Já para ingressar nas Fachhochschulen, existem 4 tipos de cursos: 

TI: Para área técnica e de engenharia. Ênfase em alemão, matemática, ciências naturais, desenho técnico/CAD ou informática.  

WW: Para as áreas de ciências econômicas. Ênfase em alemão, matemática, economia política e administração de empresas, tecnologia da informação e informática, inglês.

GD: Para as áreas de Design.

SW: Para as áreas de ciências sociais. Ênfase em alemão, matemática, pedagogia, psicologia, sociologia, jurisprudência, tecnologia da informação e informática, inglês.

Para saber quais cursos de Studienkolleg cada universidade na Alemanha oferece, clique aqui.

Se você deseja cursar uma faculdade na área da música ou artes, o processo é diferente. As universidades aplicam uma prova de aptidão com a finalidade de testar o conhecimento do candidato na área desejada. Assim sendo, para se candidatar a uma dessas universidades, informe-se através do site da própria universidade.

O que preciso para ser aceito em um Studienkolleg na Alemanha

A contar pelo tanto que a frase “ênfase em alemão” apareceu ali em cima, você deve estar se perguntando: preciso saber falar alemão para entrar no Studienkolleg? – Sim, com toda a certeza! A maioria deles exige um bom nível de conhecimento da língua para ser aceito, portanto sempre consulte o nível exigido antes de se candidatar.

Há algumas formas de comprovar sua proficiência no alemão, que pode ser pelo:

  • TestDaf (Test Deutsch als Fremdsprache);

Testdaf - proficiência em alemão
  • ZOP (Zentrale Oberstufenprüfung), oferecido pelo Goethe-Institut;
  • DSD II (Deutsches Sprachdiplom der Kultusministerkonferenz);
  • KDS (Kleines Deutsches Sprachdiplom);
  • GDS (Großes Deutsches Sprachdiplom).

Os livros da Telc são ótimos preparatórios para as provas de proficiência em alemão. Abaixo está o link para você adquirir a coleção de livros do nível A1 ao B1, com a comodidade e segurança da Amazon Brasil.

A maioria dos Studienkolleg também oferece o TestDaf e a prova DSH (Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang). A DSH é uma prova feita na própria faculdade, ao contrário do TestDaf e dos outros ceritficados, que podem ser feitos no Brasil.

Como se candidatar?

Para se candidatar a uma vaga num Studienkolleg há duas opções: entrar em contato diretamente com o Studienkolleg, no departamento para estrangeiros dentro da universidade ou se inscrever pela plataforma uni-assist.de, que é por onde a maioria dos candidatos se inscreve. Esta plataforma funciona como uma ponte entre o aluno e a universidade. Eles recebem e analisam os documentos e se estiver faltando algo, eles informam o candidato. Por fim, se estiver tudo correto, eles encaminham os documentos para a universidade desejada.

Uma prova de admissão é feita na própria faculdade, ou seja, o candidato precisa vir pra Alemanha para participar do teste. Por isso, a importância de se preparar bem.

Preciso de visto para cursar o Studienkolleg?

De acordo com o site dos serviços consulares alemães no Brasil, cidadãos brasileiros não necessitam de um visto de entrada para estudo superior na Alemanha. Essa regra é válida para estudantes/doutorandos que estejam devidamente matriculados em uma universidade alemã.

O que o estudante terá que fazer, obrigatoriamente, é pedir uma autorização de residência já na Alemanha. Esta deve ser solicitada no Departamento de Estrangeiros com competência para o local de residência, dentro de um prazo de três meses após a entrada no país.

Quais os documentos necesários para solicitar uma autorização de residência?

  • Passaporte, com validade de, pelo menos, três meses para além da data planejada de saída da Alemanha;
  • Formulário de requerimento de concessão de uma autorização de residência (esse formulário está disponível no Ausländerbehörde);
  • Meldebestätigung (comprovante do Anmeldung);
  • Foto biométrica atual (3,5 x 4,5 cm com fundo claro);
  • Carta de aceite da universidade ou da escola superior de ciências aplicadas (Fachhochschule) ou do curso preparatório (Studienkolleg);
  • Comprovante de financiamento, por exemplo: transferência de um depósito de garantia no valor de, atualmente, 10.236 euros para uma conta bloqueada na Alemanha, da qual só poderá ser sacado, a cada mês, 1/12 do valor depositado (para obter mais informações, entre em contato diretamente com o banco na Alemanha) OU termo de compromisso financeiro* de um anfitrião na Alemanha OU carta de concessão de bolsa de estudo;
  • Comprovante de seguro saúde para toda sua estadia na Alemanha. Clique aqui e faça uma simulação;
  • Pagamento de uma taxa de 100 euros no ato.

A autorização de residência geralmente é emitida com o mesmo prazo de duração do curso. Posteriormente, você deverá solicitar outra autorização de residência para continuar estudando na universidade.

Vai viajar pra Europa?

Não se esqueça de contratar seu SEGURO VIAGEM (Parceria com a ParceirosPromo).

Quer viajar conectado? Clique aqui e compre seu chip internacional.

1 comentário

Visto de Estudante para a Alemanha - saiba o que é necessário 13/10/2020 - 12:57 pm

[…] pensou em fazer uma graduação na Alemanha? Clique aqui e saiba […]

Responder

Deixe uma resposta

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.