Está se preparando para viajar para a Europa e não sabe quais os documentos necessários? É preciso ter um visto ou somente o passaporte? Como ocorre o controle de passaportes no setor de imigração no aeroporto? Tudo isso e um pouco mais você vai ler neste post.
Antes de mais nada, preciso esclarecer a dúvida mais comum entre os brasileiros que vem pra Europa: para entrar em qualquer país do Espaço Schengen (e permanecer por até 90 dias) não é necessário ter um visto. Porém, isso não quer dizer que sua entrada no Velho Continente está totalmente garantida. Mas fique tranquilo, pois vou te explicar melhor sobre isso ao final do post.
Os documentos listados neste post são para entrar na Europa como turista. Se você pretende ficar aqui por mais do que 90 dias, seja para trabalhar ou para estudar, então você precisará de uma autorização de permanência.
O que é o Espaço Schengen?
Trata-se de um espaço sem fronteiras internas no qual os cidadãos europeus e muitos nacionais de países que não pertencem à UE (brasileiros estão incluídos aqui) podem circular livremente sem serem sujeitos a controles fronteiriços. Ou seja, uma vez que entramos no Espaço Schengen, podemos viajar por diversos países sem passar por outros controles imigratórios.
Exemplo: Sua viagem começará na Alemanha (Aeroporto de Frankfurt) e depois você irá para Holanda, Bélgica e França. Portanto, você passará pelo controle de passaportes (imigração) apenas em Frankfurt. Ótimo, né?
E quais países fazem parte do Espaço Schengen?
Atualmente os seguintes países fazem parte do Espaço Schengen:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Chéquia
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovénia
- Espanha
- Estónia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letónia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Países Baixos
- Polónia
- Portugal
- Suécia
- Suíça
Assim como os países citados acima, praticamente todos os países fora do Espaço Schengen também não costumam exigir vistos dos brasileiros, como a Rússia, Turquia, Bósnia, Croácia, Albânia, entre outros.
Agora que você já sabe o que é o Espaço Schengen e quais países você poderá visitar sem necessidade de visto, vamos ao que interessa.
Documentos necessários para viajar para a Europa
Passaporte válido
Para entrar em qualquer país da Europa você precisa ter um passaporte com validade de, no mínimo, três meses após o término da viagem. Por exemplo: sua viagem inicia-se em 10/03/2021 e finaliza em 31/03/2021. Portanto, seu passaporte deve ter a validade pra depois de 30/06/2020.
Primeiramente, antes da viagem verifique o vencimento do seu passaporte e caso esteja próximo do vencimento, recomendo fortemente que faça a renovação, para evitar problemas. Acesse o site da Policia Federal para emissão de novo passaporte.
Seguro viagem
Para entrar nos países do Espaço Schengen, é obrigatório ter um seguro viagem com cobertura de, no mínimo, 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares, por doença ou acidente. Clique aqui e contrate o seu Seguro Viagem com a Comparar Seguro Viagem, parceira do Rumo à Alemanha.
Caso você possua um cartão de crédito Platinum, você já tem direito ao seguro (desde que a passagem tenha sido comprada com este cartão). Basta entrar no site da bandeira (Mastercard ou Visa, por exemplo), informar os dados de seu cartão e imprimir a apólice do seguro.
Comprovante de hospedagem ou Carta-convite
Antes de mais nada: sempre imprima as suas reservas em hotéis, pois isso pode ser solicitado no momento do controle imigratório. Caso fique hospedado na casa de um parente ou amigo, é bom ter uma carta-convite.
Apresentar o comprovante de hospedagem serve para que a imigração tenha a garantia de que você não está desembarcando para ficar ilegalmente no país.
Comprovante de condições financeiras
Pode ser solicitado a você que comprove que tem condições de bancar sua estadia na Europa durante o período da viagem. Para isso você pode apresentar dinheiro em espécie, cartão Travel Money (com saldo impresso ou no App), extrato de contas bancárias ou extrato que mostre o limite do cartão de credito.
Se pretende viajar pela Alemanha, recomendo que traga dinheiro em espécie. Isso por que, em cidades do interior, é comum você ir a algum restaurante ou passeio que não aceite cartão. Então, pra não passar perrengue, separe algumas notinhas de Euro, pois você vai precisar!
Em média, numa viagem pela Europa, estima-se um valor de 80 a 100 euros de gastos por dia para viajar com tranquilidade. Mas, é claro, se você não dispor dessa quantia para todos os dias de viagem, não quer dizer que não pode vir pra cá. Enfim, isso serve mais pra se ter um norte e não ter nenhuma “surpresa desagradável” no percurso.
Passagem de retorno
Você precisa ter uma passagem de retorno ao Brasil, dentro de 90 dias, para que a imigração entenda que você estará aqui somente a turismo. De outra forma, você precisará ter um visto para permanecer por mais de 90 dias na Alemanha.
Documentos extras
Se você é daqueles que gosta de estar bem prevenido, então trazer alguns documentos adicionais pode ser uma boa. Saiba que estes documentos não são obrigatórios e poucas vezes são solicitados por algum oficial de imigração. Mas, em caso de dúvida do oficial, eles podem ser determinantes para sua entrada no país.
- Comprovante de emprego no Brasil (holerites ou uma carta da sua empresa)
- Extratos bancários do últimos 3 meses;
- Imposto de Renda Pessoa Física;
Agora que você já sabe quais os documentos necessários para entrar na Europa, vou falar um pouco sobre a entrada, de fato, no continente.
Dicas para passar pela imigração
Enfim, chegou o tão esperado momento: o dia da viagem. Você planejou tudo com muito carinho, pesquisou todos os destinos, preparou os documentos, fez as malas e partiu pro aeroporto.
Dica importante: leve os documentos na sua bolsa ou bagagem de mão. Saiba que, quando passar pelo controle de imigração, você ainda não estará com sua mala que foi despachada.
Onde é feito o controle de imigração?
Essa dúvida é muito comum entre os viajantes iniciantes e a resposta é: você passará pelo controle de imigração no primeiro aeroporto onde você chegar. É provável que, no caminho para o destino final, você passe por um ou mais aeroportos para trocar de avião. Mas lembre-se: a imigração ocorrerá apenas uma vez.
Geralmente a primeira parada ocorre no país sede da empresa de aviação que você comprou a passagem. Por exemplo: se você viajar pela TAP, possivelmente fará escala em Lisboa antes de seguir para o destino final. Portanto, a imigração ocorrerá em Lisboa. Se voar com a KLM, então a primeira parada e a imigração serão em Amsterdam.
Como ocorre o controle de imigração?
Logo que você desembarcar no primeiro destino, vá direto para a fila do controle de imigração. Muitas vezes a fila estará enorme, pois outros voos chegaram junto com o seu. Se você não tem muito tempo até o próximo voo, então não dê bobeira.
Já com os documentos em mãos, aguarde sua vez na fila e quando o oficial da imigração chamar, dirija-se à cabine. Fique tranquilo e não demonstre nervosismo, dessa forma você tem mais chances de se sair bem.
Os oficiais de imigração frequentemente fazem as seguintes perguntas:
- Qual o objetivo da sua viagem
- Por quanto tempo você vai ficar
- Com quem você está viajando
- Onde vai se hospedar
- Quais atrações turísticas quer conhecer no país
- Quanto dinheiro você tem
Se você não fala inglês ou a língua materna do pais, você pode falar apenas: I don`t speak English. Assim ele pode chamar um tradutor para te auxiliar na entrevista. Mas saiba que, poucos aeroportos tem tradutor em português, o máximo que você vai conseguir será em espanhol.
Possivelmente, o oficial só fará estas perguntas, não solicitando nenhum documento. Dessa forma, responda com tranquilidade e não minta em hipótese alguma. Caso ele peça pra ver algum documento (da pastinha que já está na sua mão), entregue a ele somente o que foi pedido e nada a mais.
Como mencionei no início deste post, a dispensa de visto não é garantia de entrada no país, pois quem decide se você entra ou não, é o oficial de imigração. Mas fique tranquilo, seguindo estas dicas certamente você será liberado!
Antes de embarcar, não se esqueça:
Contrate seu SEGURO VIAGEM obrigatório para a Europa
Compre seu chip internacional para viajar conectado.
7 comentários
[…] saber quais são os documentos necessários para entrar na Alemanha? Clique aqui e saiba […]
[…] não necessitam de visto para entrar na Alemanha, como já explicamos no post Documentos necessários para entrar na Alemanha, porém pode ser solicitado pelo oficial de imigração que você comprove onde ficará hospedado. […]
[…] já falamos aqui, brasileiros não precisam de visto para entrar na Alemanha para permanência até 90 dias. No […]
[…] uma viagem pra Alemanha? Clique aqui e saiba quais os documentos necessários para viajar pra […]
[…] que a documentação para entrar (como turista) na Alemanha e na França são iguais? Clique aqui e […]
[…] saber quais são os documentos necessários para sua viagem à Europa? Então, clique aqui e […]
[…] visto algum, mas deve levar em conta que a estadia poderá ser de, no máximo, 90 dias. Nesse caso, clique aqui e veja qual a documentação necessária para entrar na […]