Numa mudança para a Alemanha, uma dúvida muito frequente entre os donos de pet é: como levar meu animalzinho? Posso adiantar que o processo pode ser demorado e caro, mas não impossível. Para sair do Brasil com seu pet, você terá que respeitar algumas regras da União Europeia. Então, se você quer imigrar com seu pet, preste atenção nesse post: Como levar seu cachorro para Alemanha. (Essa regra é válida também para gatos e furões).
Antes de mais nada, você precisa saber que algumas raças de cães são consideradas perigosas e por isso são proibidas de entrar na Alemanha. Para saber quais são as raças e entender mais sobre isso, clique aqui.
As etapas pré-viagem
Mirochip
Primeiramente você deve procurar um veterinário de confiança para “chipar” o seu animal. O chip é a identificação do animal e nele ficarão gravadas várias informações, como por exemplo as vacinas. Uma regra importante: O microchip precisa corresponder ao padrão europeu (norma ISO 11784 resp. anexo A da norma ISO 11785).
Vacinação antirrábica
Depois da implantação do chip, vem a etapa da vacinação. Leve seu animal para receber a vacina contra a raiva (antirrábica), mesmo que ele já tenha recebido essa vacina anteriormente. Atenção: as vacinas distribuídas pelo governo brasileiro em campanhas de vacinação não são válidas internacionalmente.
Teste de sorologia
O próximo passo é fazer o teste de sorologia para determinar se a vacina foi efetiva e se o animal tem a quantidade necessária de anticorpos contra a raiva. Este exame deve ser realizado no mínimo 30 dias após a vacinação antirrábica e no mínimo 3 meses antes da entrada na Alemanha. Por isso atente-se aos prazos! Além disso, a coleta de sangue só pode ser efetuada por um veterinário autorizado e o exame em si, só poderá ser feito em um laboratório autorizado pela Comissão Europeia.
O resultado desse exame pode demorar até 3 meses para ficar pronto, por isso a importância de se antecipar. Enquanto isso, entre em contato com a companhia aérea e confirme se há disponibilidade para animal no voo que lhe interessa, pois há um limite de animais por voo.
Emissão do CZI
Com o teste de sorologia em mãos, solicite ao veterinário que preencha o atestado de saúde do animal e depois entre em contato com a VIGIAGRO para a emissão do Certificado Zoossanitário Internacional. Este certificado é de extrema importância, pois permitirá o animal embarcar e entrar no país de destino. Para isso você vai precisar de:
- Comprovante do microchip;
- Carteira de vacina atualizada e preenchida;
- Resultado da sorologia;
- Atestado de saúde do animal preenchido e assinado pelo veterinário.
Esta etapa deve acontecer bem próximo à data do seu voo, pois após a emissão do CZI o seu pet tem 10 dias para deixar o país.
Dicas extras:
A escolha da cia aérea também é uma etapa importante, pois cada uma tem regras diferentes para transporte de animais. O seu pet pode viajar com você na cabine ou na área de cargas, dependendo da cia aérea, do peso e tamanho do animal. Além disso, as especificações do tamanho e tipo de caixa em que o animal é transportado variam a cada cia aérea.
Como você deve ter percebido, este processo é burocrático e demorado. Dessa forma, considere entre 6 a 7 meses antes da viagem para a preparação do animal. Imprevistos podem acontecer no decorrer do caminho e o processo demorar mais do que o previsto.
Chegando na Alemanha, ainda no aeroporto você terá que declarar a chegada do animal e apresentar o CZI, portanto carregue esse documento com você.
Você sabia que na Alemanha os cães também pagam imposto? Sim! Eles devem, obrigatoriamente, ser registrados na prefeitura e pagam um importo anual, que varia a cada cidade. Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui.
Vai viajar pra Europa? Não se esqueça do seguro viagem obrigatório! CLIQUE AQUI para contratar.
Quer viajar pela Europa conectado? CLIQUE AQUI e adquira seu chip internacional.