Celle é uma cidade tranquila e pitoresca localizada no estado de Niedersachsen (Baixa Saxônia), na Alemanha. A cidade, construída às margens do rio Aller, possui mais de 1.000 anos de história, sendo mencionada pela primeira vez em 986. Desde janeiro de 2017, Celle é a primeira cidade no norte da Alemanha a ser oficialmente certificada como destino sustentável.
O Castelo de Celle, o Jardim Francês e as adoráveis casas com arquitetura típica germânica são um conjunto perfeito para fazer de Celle uma cidade de contos de fadas. O pacote ainda inclui arquitetura original, já que a cidade escapou quase ilesa de bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. São mais de 500 casas construídas pela técnica enxaimel. Em outras palavras, Celle tem tudo o que um turista busca ver na Alemanha.
A encantadora “old town” possui uma grande zona para pedestres. Além disso, todas as atrações, incluindo o Castelo de Celle, podem ser alcançadas a pé. Numa visita à Celle, faça uma parada em um restaurante no centro da cidade e peça a cerveja local Celler e um prato típico alemão.
Com tantos posts aqui nesse blog sobre lugares e passeios, eu não poderia deixar de escrever sobre a cidade onde moro, a cidade que me acolheu e onde sou muito feliz há 7 meses. Sou suspeita a falar, mas Celle é um charminho e aposto que depois de ler esse post, você vai querer conferir com seus próprios olhos!
Celle no mapa
Celle fica a 43 km a noroeste de Hannover, 120 km ao sul de Hamburgo e 280 km a oeste da capital Berlin.
O que fazer em Celle
Celler Schloss (Castelo de Celle)
O Castelo de Celle é a construção que domina a cena na cidade, localizado no coração de Celle, atrai milhares de visitantes todos os anos.
A construção do castelo iniciou-se no ano 980 e desde lá foi expandido várias vezes até chegar no formato que é hoje: um grande castelo quadrangular que abriga quartos em estilo barroco imaculadamente preservados, bem como arquitetura renascentista. Além disso, o castelo também abriga o mais antigo teatro barroco da Europa e uma impressionante capela renascentista.
Do século XV até o ano 1705, Celle foi a residência permanente dos Duques de Braunschweig-Lüneburg e no século XIX foi a residência de verão do Reino de Hannover.
A ex-rainha dinamarquesa Caroline Mathilde, que foi exilada de Copenhague por causa de um alegado caso extraconjugal, habitou o Castelo de Celle a partir de 1772. A rainha manteve residência em Celle até 1775 e morreu aqui de escarlatina aos 23 anos.
As estruturas de todos os períodos de uso foram preservadas: o palácio do castelo medieval, o salão dos cavaleiros, os apartamentos barrocos e o teatro barroco, bem como a parte da ala leste redesenhada por Georg Friedrich Laves no século XIX. A capela do palácio é um testemunho único da arte renascentista no norte da Alemanha.
Durante a Primeira Guerra Mundial, havia um campo de prisioneiros no castelo para até 300 “prisioneiros civis de alta posição”.
Visitas ao Castelo de Celle
No interior do castelo, foram preservados vários quartos e salões das várias fases de construção do castelo. Na ala leste do Castelo, está o Residenzmuseum, que foi inaugurado em 2007 e mostra a história dos Guelfos e do Reino de Hanover.
Os quartos históricos do castelo, restaurados de 1978 a 1981, bem como a capela do castelo podem ser visitados durante as visitas guiadas. No piso superior encontra-se uma exposição especial na sala da torre da torre sul / este (“Palácio Capela 3 D”).
O museu está aberto de terça a domingo, das 10h às 17h entre maio e outubro. Entre novembro e abril, o horário de funcionamento é das 11h às 16h.
Horário especial de Natal:
24/12, 26/12 e 31/12 – Fechado
25/12 11h às 16h
30/12 11h às 16h
01/01 13h às 16h
Bomann Museum
Situado em frente ao Castelo de Celle, o Museu Bomann não é só um importante museu para a cidade, mas um dos maiores e mais importantes museus da Baixa Saxônia. Por meio de documentos, artefatos, imagens e outras informações, o museu detalha a história de Celle, de Hannover e da Baixa Saxônia. Sete exposições permanentes destacam a história cultural da cidade e da região de diferentes maneiras.
Dentre as seções permanentes do Museu Bomann, se destacam as recriações totalmente mobiliadas de interiores do século 19, incluindo uma casa de fazenda de Niedersachsen inteira e os aposentos de uma casa típica de classe média. Além disso, o museu também hospeda eventos e exposições especiais regularmente.
Kunstmuseum
Também em frente ao Castelo de Celle, está situado o primeiro museu de arte 24 horas do mundo. O Kunstmuseum se destaca por seu conceito inovador, bem como por sua arquitetura única. São apresentadas pinturas, artes gráficas, esculturas, arte com luz e objetos de artistas de relevância nacional e internacional.
Enquanto os visitantes podem desfrutar desta coleção durante o dia, ao anoitecer eles podem apreciar as instalações de luz de artistas internacionais do lado de fora. À noite, não apenas as portas se fecham e as condições de iluminação mudam – o museu também muda sua aparência. O cubo de vidro do saguão então brilha como um cristal iluminado por dentro.
Französischer Garten (Jardim Francês)
Construído a mando do duque Georg Wilhelm no final do século XVII, o Jardim Francês é um parque localizado ao sul do centro histórico de Celle. Embora tenha recebido esse nome devido aos jardineiros franceses que deram vida ao projeto, hoje o jardim tem uma aparência mais inglesa. Isso por que o parque foi remodelado no século XIX, ganhando nova aparência.
O parque é intercalado por canteiros de flores e prados coloridos, tem uma fonte e um lago, mas não é possível nadar. A imponente avenida dupla ladeada por tílias, chama a atenção de longe. No Jardim Francês também está o monumento a Caroline Mathilde, do pintor e escultor Adam Friedrich Oeser.
Pra mim esse é o lugar mais bonito da cidade, principalmente na primavera, quando está todo florido e o verde das plantas é mais vivo. Além de ser um ótimo local para caminhada, também é uma parada obrigatória para fotos.
Quer saber quais são os documentos necessários para sua viagem à Europa? Então, clique aqui e confira!
Centro histórico (As famosas casas enxaimel)
O centro de Celle é um charme à parte, com suas casinhas enxaimel super bem conservadas, algumas datadas do século XV. Dentre as mais de 500 construções nesse estilo, a que mais chama a atenção é a Hoppener Haus. A casa, construída no ano de 1532, possui seis andares e um exterior rico e ornamentado, retratando figuras de criaturas, deuses, animais, répteis e humanos.
A Altes Rathaus também é um prédio de destaque no centro histórico e um dos edifícios mais antigos da cidade. Desde a inauguração da nova Câmara Municipal de Celle em 1999, o prédio tem servido como sede do gabinete de informações turísticas, administração do teatro do castelo e salas para casamentos. Além disso, abriga também o Ratskeller, o restaurante mais antigo da Baixa Saxônia, em funcionamento desde 1378.
É uma delícia caminhar pelas ruazinhas (algumas exclusivas para pedestres), apreciando a arquitetura e a atmosfera da cidade. Além disso, no centro histórico há várias lojas com produtos típicos germânicos para você comprar lembrancinhas. Depois de um passeio pela cidade, termine o dia apreciando uma boa cerveja em um dos diversos restaurantes no centro histórico.
Altes Rathaus
Restaurantes em Celle
Apesar de ser uma cidade pequena, Celle conta com uma gama variada de restaurantes, a maior parte deles localizada no centro. Abaixo listo os melhores lugares para comer em Celle.
Divino: Localizado à beira do rio Aller, pertinho do centro histórico, o Divino é o melhor restaurante italiano da cidade. Peça uma mesa na área externa para poder apreciar a vista, enquanto toma um delicioso vinho. Minha sugestão de prato é o risoto de trufas negras.
San Marino: Este é outro bom restaurante italiano em Celle, só que mais simples e familiar. Possui um ambiente externo muito agradável, com decoração tipicamente italiana. O atendimento é bom, assim como a localização, no meio do centrinho. As massas são deliciosas e chega a ser difícil escolher um prato dentre tantas opções no cardápio.
Bier Akademie: O Bier Akademie é um restaurante pequeno, mas com uma fama muito grande na cidade. Antigamente eram oferecidos cursos de cervejeiro, por isso o nome “Bier Akademie”. Impossível eleger um só prato deles como o meu preferido, mas recomendo de entrada o “Celler Rohe Roulade”. Esta especialidade regional é feita com a melhor carne alemã, mostarda preparada na hora, tiras finas de bacon, cebola e uma mistura de especiarias.
Thaers Wirthaus: Por último, mas não menos importante está o Thaers. Restaurante típico alemão, localizado entre o Castelo e o Jardim Francês, que conta com cerveja própria e deliciosos pratos. Para mim, sem dúvida, é o melhor restaurante da cidade. Antes de mais nada, peça uma cerveja da casa e pra acompanhar, que tal um delicioso Wiener Schnitzel com salada de batatas?
E aí, gostou de saber mais sobre Celle? Se estiver pelo norte da Alemanha, não deixe de conhecer a famosa cidade das casas enxaimel, tenho certeza que vai se apaixonar, assim como eu me apaixonei.
Está vindo pra Europa?
Não esqueça do Seguro Viagem obrigatório. Clique aqui e contrate com o nosso parceiro SegurosPromo.
Quer viajar conectado? Clique aqui e adquira seu chip internacional.
1 comentário
[…] eu já mencionei aqui no blog, eu e o Filipe moramos em uma pequena cidade chamada Celle. Já que a empresa dele fica aqui, pensamos que seria melhor morar na mesma cidade, pra ele não […]