Está vindo pra Alemanha e vai se hospedar na casa de um amigo ou parente? Então você vai precisar de uma carta convite!
Você não faz ideia do que isso seja? Então esse post é pra você! Aqui vou explicar tudo sobre a carta convite para entrar na Alemanha, pra que serve e como fazer.
Brasileiros não necessitam de visto para entrar na Alemanha, porém pode ser solicitado pelo oficial de imigração que você comprove onde ficará hospedado. Caso você se hospede em casa de parentes ou amigos por aqui, então o ideal é pedir para o seu anfitrião fazer uma carta convite.
O que é a carta convite?
A carta convite para a Alemanha é um documento feito pelo seu anfitrião, que deve ser nativo ou residente legalizado no país, e serve para comprovar a sua hospedagem durante a estadia na Alemanha.
Esta carta pode ser um documento simples e informal, digitada no computador e posteriormente assinada pelo anfitrião ou pode ser um documento oficial emitido pelo departamento de estrangeiros da cidade onde seu anfitrião reside.
Carta convite informal
A carta convite informal é feita e assinada pelo próprio anfitrião. Se for feita com antecedência, seu anfitrião pode lhe enviar a carta pelo correio para você viajar com a via original, mas não há uma regra para isso. Por exemplo: eu viajei com uma cópia da carta convite que o Filipe fez para mim na última vez que entrei na Alemanha e não tive problema algum.
A carta convite deve ser feita em inglês ou no idioma local no país que você vai visitar. E não se preocupe: não há necessidade de registrá-la em nenhum órgão.
Quem precisa de uma carta convite?
Se você vai entrar na Alemanha sem visto, seja para fins turísticos ou para solicitar uma autorização de residência após entrar no país, pode ser necessário provar onde você ficará hospedado (se o oficial de imigração solicitar)
Se você estiver hospedado com parentes ou amigos, mesmo que apenas por um tempo, é aconselhável ter uma carta-convite de seu anfitrião.
Como fazer uma carta convite para Alemanha?
A carta convite é um documento muito importante para a sua viagem à Alemanha e deve conter os seguintes dados
- Dados do anfitrião: nome, documento de identidade, nacionalidade, profissão, endereço completo da residência e telefone de contato;
- Dados do visitante: nome, número do passaporte, nacionalidade, profissão, endereço de residência e contato;
- Motivo/objetivo da viagem;
- Vínculo/relacionamento entre as partes;
- Período da viagem: data de entrada e saída do país.
Juntamente com a carta convite leve uma cópia do passaporte do seu anfitrião, assim você tem como comprovar a identidade dele.
Clique aqui para ver um modelo de carta convite.
Quem pode fazer a carta?
Ela deve ser emitida por um residente legal no país, independente de ser estrangeiro ou alemão.
Por isso, é sempre bom ter documentos do anfitrião que ajude a provar a autenticidade da carta e dar mais confiança ao agente de imigração.
Se o anfitrião for um cidadão alemão ou europeu, uma cópia do passaporte ajudará. Se ele for brasileiro, além de seu passaporte, é bom ter uma cópia de sua autorização de residência.
Declaração de responsabilidade financeira – Verpflichtungserklärung
Se a sua estadia na Alemanha for por um período curto, o seu anfitrião poderá escrever na própria carta que ele será financeiramente responsável por você.
Se a sua ideia for ficar mais tempo no país ou mesmo pedir uma autorização de residência (para estadias superiores a 90 dias), o anfitrião terá que emitir um documento oficial chamado Verpflichtungserklärung.
Verpflichtungserklärung é uma declaração de responsabilidade em que o seu anfitrião se compromete a arcar por todas as despesas decorrentes da estada de um estrangeiro na Alemanha.
Para emitir o Verpflichtungserklärung é necessário que o anfitrião vá ao Ausländerbehörde da cidade onde ele mora, comprove residência no país e renda suficiente. A emissão do documento custa 29 Euros e fica pronta na hora! Com ele, você comprova, ao mesmo tempo, a sua estadia e o financiamento da sua viagem.
Dicas extras
- Você está viajando com mais pessoas? O anfitrião só pode fazer uma carta para todos os convidados (informando os dados pessoais de todos eles).
- Peça ao anfitrião para digitar a carta no computador e assiná-la.
- Se não for possível trazer a cópia original, traga uma cópia bem legível.
- Nunca, em nenhuma circunstância, minta para o funcionário da imigração. Informe sempre o verdadeiro motivo pelo qual você está entrando no país
A carta convite é um documento muito importante para a sua viagem à Alemanha, tanto quanto um seguro viagem ou uma passagem de volta. Não deixe que a falta de um simples documento estrague a sua viagem.
Antes do embarque, não se esqueça:
Contrate seu SEGURO VIAGEM obrigatório para a Europa.
5 comentários
[…] Antes de mais nada: sempre imprima as suas reservas em hotéis. Caso fique hospedado na casa de um parente ou amigo, é bom ter uma carta-convite. […]
Simplesmente amando esse blog!! Parabéns aos responsáveis, é de muito aproveito..
Olá Elayne!! Ficamos muitíssimos felizes em saber que você está gostando do nosso conteúdo.
Obrigada pelo feedback!!
Abraços
Melhor blog!Tem tudo que você precisa saber! Parabéns
Obrigada Tania!!!