Se você é fã de carros e adora dirigir, certamente já ouviu falar na “Autobahn“. Ela é o sonho de muitos motoristas ao redor do mundo, não só por ser muito bem conservada, segura e bem sinalizada, mas sim por ter vários trechos sem limite de velocidade. Ainda não tinha ouvido falar em Autobahn? Então leia o post até o final para entender tudo sobre essa famosa auto estrada alemã.
Ao contrário do que muitos pensam, a Autobahn não é uma pista de corrida, onde os motoristas dirigem como pilotos de fórmula 1 a todo momento. Na verdade, há momentos em que o motorista pode acelerar sem limite, mas em muitos trechos a velocidade deve ser reduzida. Isso por que na Autobahn, como em qualquer estrada, há trechos em obras, engarrafamentos perto de cidades e outros fatores que exigem que o motorista pise leve no acelerador.
Importante: quando menciono a palavra Autobahn, estou me referindo ao tipo de estrada. Não quer dizer que exista só uma em toda a Alemanha. Pelo contrário, existem diversas Autobahnen (plural de Autobahn) de norte a sul, leste a oeste na Alemanha.
História da Autobahn
As obras das Autobahnen iniciaram-se em todo o país em 1920, porém com a crise econômica no “pós Primeira Guerra”, a maioria das obras teve que ser abandonada. O único que obteve sucesso, foi o então prefeito da cidade de Colônia, Konrad Adenauer, que conseguiu inaugurar a primeira Autobahn, ligando Colônia a Bonn, em agosto de 1932, seis meses antes de Hitler chegar ao poder.
Assim que assumiram o poder, os nazistas rebaixaram a categoria da rodovia para “estrada”, para mais tarde, reclamarem para si o título de construtor da primeira Autobahn. Na década seguinte as Autobahnen foram expandidas por todo o país, principalmente para ser usadas como forma de propaganda política pelo partido nazista.
Para se ter uma ideia de quão fortes são estas estradas, na Segunda Guerra Mundial, depois que muitos aeroportos haviam sido destruídos, a Autobahn foi usada como pista de pouso e decolagem.
Hoje a Alemanha possui mais de 13.000 km de rodovias que ligam todo o país. Elas são identificadas pela letra A seguida de um número. As que vão de norte a sul geralmente tem números ímpares, e as de leste a oeste, números pares. As rodovias principais, que atendem todo o território nacional, têm um único dígito numérico.
Curiosidade: A rodovia A7, que liga o país de norte a sul, é a mais longa da Alemanha, cobrindo cerca de 960 quilômetros. Ela inicia ao norte, na fronteira com a Dinamarca e termina na fronteira com a Áustria, passando por 7 estados alemães.
As Autobahnen mais curtas, de importância regional têm um número de dois dígitos (por exemplo, a A24, que liga Berlim a Hamburgo). Existem também Autobahnen com três dígitos, essas são mais curtas, construídas apenas para o tráfego local (por exemplo, os anéis viários ou a A555 que liga Colônia e Bonn).
Clique aqui para ver a lista com todas as Autobahnen na Alemanha.
Como é uma Autobahn
A Autobahn possui algumas características marcantes que a diferencia das estradas comuns. Abaixo listo as principais:
- Tem, pelo menos, duas faixas de tráfego em cada sentido, mas a maioria delas tem mais do que isso;
- Não há cruzamentos de veículos na via;
- As saídas sempre são à direita (com uma exceção perto de Stuttgart);
- Em geral, a pavimentação tem o dobro da espessura de rodovias em outros países;
- Sinalização clara.
Além disso, ao longo das Autobahnen há diversos postos de gasolina, equipados com amplas áreas de descanso, conveniências, lojas e até parquinhos para crianças. Alguns são anexos a pequenos hotéis, para quem deseja fazer uma pausa maior.
Se acontecer alguma emergência na estrada e o seu telefone não funcionar, saiba que as autoridades disponibilizam 16.000 telefones de emergência, a cada intervalo de 2 km, atendendo inclusive em inglês. Eles são equipados com adesivos triangulares, apontando o caminho da parada mais próxima.
Apesar de ser uma das melhores e mais seguras pistas para se dirigir no mundo, não existe taxa de pedágio para veículos leves. Apenas os caminhões pagam para trafegar na Autobahn.
Dirigindo na Autobahn
É inegável que a Autobahn é uma das melhores (se não a melhor) estrada pública para se dirigir no mundo. Mas ao contrário do que muitos pensam, ela não é uma pista de corrida. Em aproximadamente 33% dos trechos das Autobahnen, você pode pisar fundo no acelerador. Mas por questões de segurança, um terço dos trechos tem limitação de velocidade e, nos demais, a limitação entra em vigor conforme as condições do tempo e do trânsito.
Sempre que há engarrafamento à frente, lentidão no trânsito, condições ruins de tempo e visibilidade, assim como obras na pista, há painéis eletrônicos indicando a velocidade máxima permitida naquele trecho. E vou te contar uma coisa: isso acontece com muita frequência. Há obras por todo o lado que te impedem de manter uma velocidade alta por muito tempo.
Como saber quando é permitido pisar fundo?
A placa abaixo, de fundo branco com listras pretas na diagonal, indica que a partir daquele ponto não existe limitador de velocidade, ou seja, você tem permissão para pisar fundo no acelerador.
Há uma recomendação de velocidade segura feita pelas autoridades, que é de 130 km/h, portanto quem se envolver num acidente a velocidade maior do que esta, mesmo não sendo culpado, pode ter que arcar com todas as despesas. Eles entendem que você assume o risco e a responsabilidade por estar trafegando em velocidade acima da considerada “segura”. Há também uma velocidade mínima, que é de 60 km/h, acarretando em multa para quem não respeitar.
Ao contrário do que acontece no Brasil, aqui na Alemanha a ultrapassagem não é mal vista pelos carros que estão mais devagar. O que deve ser feito, e além disso é lei, é utilizar a faixa da esquerda apenas para ultrapassagem. A faixa do meio é a faixa onde você deve transitar na maior parte do seu trajeto. Caminhões, que geralmente andam mais devagar, ficam na faixa da direita.
Entre outras proibições estão ultrapassar pela direita (infração gravíssima) e piscar o farol para o motorista à sua frente mudar de pista. Parar no acostamento também não pode, a não ser que seja um caso de emergência.
Os motoristas na Alemanha
Se tem uma coisa pela qual eu tiro o chapéu pros alemães, é a forma como eles se comportam no trânsito. Dificilmente você vai ver alguém infringindo as leis por aqui. Acredito que isso se deve ao nível de treinamento nas auto escolas, além de ser uma questão de educação também, certamente.
Além disso, o motorista entende que faz parte de um sistema integrado e que suas ações interferem na vida dos outros, o que, infelizmente, acontece pouco no Brasil. As leis também são extremamente rigorosas e os infratores são punidos.
Vale lembrar que na Alemanha estão as rodovias mais seguras do mundo, e mesmo com tanta “liberdade” para os motoristas no quesito velocidade, a taxa de mortos em acidentes de trânsito é muito menor do que no Brasil. Em 2018 o registro foi de 4,3 mortes por 100.000 habitantes. No Brasil, a taxa foi de 23,4 fatalidades a cada 100.000 pessoas. A média mundial é de 17,4.
Gostou de saber um pouco mais sobre a famosa auto estrada alemã? Conta aqui nos comentário se você já dirigiu ou ainda sonha em dirigir pela Autobahn na Alemanha.
Está vindo pra Europa? Não esqueça do Seguro Viagem obrigatório. Clique aqui e contrate com o nosso parceiro SegurosPromo.
Quer viajar conectado? Clique aqui e adquira seu chip internacional.
1 comentário
[…] saber mais sobre a Autobahn? Clique aqui e leia o post […]