O “Ano social voluntário” na Alemanha é uma das muitas formas de morar no país e assim conhecer uma nova cultura, aprender a língua alemã e se preparar para um curso superior ou profissionalizante. Nesse post vou explicar como funciona o ano social na Alemanha e como se candidatar para as vagas.
O que é o Ano social voluntário
O Ano social voluntário é o período em que uma pessoa trabalha voluntariamente na Alemanha em áreas que carecem de atenção. Esse tipo de serviço é muito comum entre os jovens alemães recém saídos da escola e que ainda não sabem qual carreira seguir. Muitos deles passam um período como voluntários, geralmente na sua área de interesse, para pegar experiência e ver se realmente é o que desejam para o seu futuro.
Mas não só os alemães tem essa oportunidade, nós brasileiros também podemos participar! Para isso basta ter um certo conhecimento da língua alemã e vontade de trabalhar, fazer o bem e ajudar pessoas. Com esses “pré requisitos” preenchidos, o próximo passo é fazer a candidatura dentro da área de interesse. Há diversas empresas que buscam voluntários por todo o país, tais como: hospitais, creches (Kindergarten), asilos, etc.
O ano social voluntário também é uma forma especial de engajamento cívico e é amplamente valorizado. Além do trabalho, os programas oferecem cursos e seminários para os participantes. Os voluntários que participam de todos os seminários e completam o contrato de trabalho, recebem um certificado ao final do período.
Período
O período vai depender do que a instituição está buscando, mas pode ser de 6 meses, 1 ano ou 1 ano e meio. Recentemente foi alterado a norma, permitindo que os contratos sejam renovados até o período total de 24 meses.
Tipos de voluntariado
Existem alguns tipos de voluntariado, mas os três mais famosos são:
FSJ – Freiwilliges Soziales Jahr
O FSJ é um programa para jovens entre 16 e 26* anos, que já concluíram o Ensino Médio no Brasil. Dentro do programa é possível escolher uma dentre as diversas áreas de atuação, como por exemplo trabalho com crianças com defiência, trabalho com crianças sem deficiência, asilos, adultos com deficiência, museus, esporte, entre outras atividades.
Segundo o site oficial do programa: “O FSJ está igualmente aberto a rapazes e moças, independentemente das habilitações literárias, da origem ou do rendimento. Como serviço educativo, melhora a formação e a empregabilidade”. Além disso, ele é muito válido para quem ainda não sabem qual carreira seguir e quer testar seus pontos fortes na prática. O FSJ oferece aos jovens oportunidades para se orientar e, ao mesmo tempo, fazer o bem pelos outros.
Os participantes do programa trabalham em período integral e recebem um pequeno valor mensal, chamado de Taschengeld. Esse valor depende de cada instituição, por isso não vou entrar em detalhes aqui. Algumas instituições também ajudam com a moradia, oferecendo um local para os voluntários se hospedarem ou ofertando uma ajuda de custo para pagamento do aluguel. Esses valores são combinados antes da assinatura do contrato e você pode tentar negociar. Dessa forma, verifique se você conseguirá se manter com a ajuda para moradia ou se precisará trazer algum dinheiro extra.
*O jovem candidato à participar do FSJ deve ter menos de 27 anos de idade antes de iniciar o serviço e não deve ter completado 27 anos antes de completar o período mínimo (seis meses).
Para consultar os tipos de programa existentes, clique aqui e visite o site oficial.
BFD – Bundesfreiwilligendienst
Este programa se assemelha ao FSJ, porém há algumas diferenças importantes. A principal diferença entre os dois programas está na organização e nos processos internos, já que os dois são coordenados por diferentes órgãos. Você pode fazer um BFD várias vezes – a cada cinco anos, já o FSJ só é possível fazer uma vez, por até 18 meses.
Para participar do BFD não há um limite de idade, ou seja, não somente os jovens podem se candidatar. Além disso, se você tiver mais de 27 anos, no BFD você pode optar por trabalhar apenas meio período e usar o período restante para estudar.
Para consultar os tipos de programa existentes, clique aqui e visite o site oficial.
FÖJ – Freiwilliges Ökologische Jahr
O FÖJ é um ano educacional que oferece a você a possibilidade de se tornar ativo na proteção do meio ambiente. FÖJ significa “Ano Ecológico Voluntário” e descreve um serviço voluntário único de 6 a 12 meses na proteção da natureza e do meio ambiente. O FÖJ pode ser contado como FSJ, ou seja, tem a mesma validade. Tal como acontece com o FSJ, você deve ter menos de 27 anos para participar e ter concluído a escolaridade obrigatória.
Para consultar os tipos de programa existentes, clique aqui e visite o site oficial.
Dicas
Para realizar a candidatura, primeiramente pesquise a cidade/região onde você deseja morar. É importante levar em consideração que cidades maiores como Munique e Berlim têm um custo de vida muito alto, sendo às vezes inviável se o seu orçamento for apertado.
Outro ponto importante é ter coerência na hora de escolher uma área de atuação. Você não vai se candidatar para trabalhar com crianças sendo que não é uma pessoas paciente, por exemplo. Pense nisso realmente como um emprego e veja se está disposto a ficar um ano (ou mais) fazendo aquele determinado trabalho.
Na candidatura você terá que apresentar um currículo e uma carta de motivação, onde você vai descrever o por que você quer trabalhar com isso, quais são as suas principais características, etc. Você tem que “se vender”, como dizem. Além disso, você vai passar por uma entrevista com a empresa. Demonstre simpatia, vontade, boas intenções e não se esqueça de ressaltar seus pontos fortes. Caso você já tenha participado de outros programas voluntários, fale sobre isso também.
Abaixo estão os links de instituições onde você pode realizar o Ano social voluntário na Alemanha:
IJGD – Internationale Jugendgemeischaftsdienste
1 comentário
[…] Trabalho voluntário […]