Você já ouviu falar que aqui na Alemanha as pessoas bebem água direto da torneira? Pois é, o tratamento de água é levado muito a sério por aqui e há diversas leis e diretrizes a serem seguidas pelas companhias de abastecimento de água. Segundo a Agência Federal de Proteção ao Consumidor e Segurança Alimentar (BVL), a água que sai pela tubulação das casas pode ser bebida sem nenhum tratamento adicional.
Isso por que existe a “Regulamentação da Água Potável”, veja bem, os alemães possuem regulamentação pra tudo! Tal regulamentação exige que toda água disponibilizada aos consumidores, mesmo que seja para banho ou para cozinhar, siga certos padrões químicos. Em outras palavras, toda água que você tem em casa já está pronta para beber.
Além disso, os proprietários dos imóveis são obrigados a fazer a limpeza das tubulações, para garantir a pureza da água. Mas como garantir que a água e a tubulação da casa onde você mora está limpa? As empresas de abastecimento fornecem avaliação gratuita da água. Legal, né?
Mas existe um “porém”
Apesar de a água da Alemanha ser considerada boa e saudável pra beber, ela possui uma grande concentração de calcário e outros minerais. Isso é comumente chamado de “água dura” e dá pra perceber visivelmente pelas partículas branquinhas presentes na água e também pelo gosto, do qual muitas pessoas não gostam.
Devido a esse gosto “pesado e salgado” muitos optam por comprar água mineral nos supermercados ou usar filtros para tirar essa alcalinidade da água. É claro que comprar água no supermercado vai deixar a sua conta mensal mais alta, ainda mais pra quem tem costume de beber bastaaaante água, né? Por isso, aqui em casa nós optamos pela segunda alternativa.
Essa é a nossa jarra-filtro da marca Brita, que é super prática e tem um ótimo custo-benefício. Não tem segredo, basta encaixar o filtro no compartimento específico, encher a garrafa de água e pronto! Está pronta pra usar. O indicador luminoso que fica na tampa indica quando é necessário trocar o filtro.
Gostou da jarra? Você pode adquiri-la clicando no link abaixo com toda a comodidade e segurança da Amazon.
OBS: Comprando através deste link você ajuda a manter o blog sempre atualizado e com as melhores matérias pra você, e é claro, você não paga absolutamente nada a mais por isso.
A água com gás
Entre os alemães, o mais comum mesmo é beber água com gás (eu particularmente detesto, hahaha). Se você vier à Alemanha a turismo, fique ligado ao pedir água nos restaurantes, pois é comum servirem água com gás quando a pessoa não especifica. Se quiser água sem gás, diga: STILL WASSER ou OHNE (Kohlensäure).
O termo em alemão para “água com gás” é “mit Kohlensäure“, portanto se você também não gosta de água com gás, então fuja dessa palavra, hehehe.
Se você for ao mercado comprar água, vai encontrar três opções (leia a embalagem, por favor): still, medium e classic. A Still é a água sem gás, a Classic e a Medium são águas com gás. Mas qual a difereça das duas? A Classic é a que possui maior concentração (cerca de sete gramas) de ácido carbônico por litro, ou seja, mais gasosa. A Medium é um pouco mais leve (de quatro a seis gramas), sendo menos gasosa.
Lavando as roupas
Essa água cheia de calcário também afeta as roupas, podendo deixá-las mais duras e sendo necessário usar mais amaciante na lavagem. Por isso, há produtos específicos nos supermercados para serem usados juntamente com o sabão e o amaciante. Eles ajudam também a manter a vida útil da máquina de lavar, já que o calcário também afeta (e muito!) os nossos aparelhos domésticos.
Calcário na pele e cabelo
Todo esse calcário na água também traz incovenientes nos cuidados com a pele e cabelos. Isso por que a água calcária dificulta a ação dos agentes limpantes como o sabonete e o shampoo. Ao lavar os cabelos na água calcária, percebemos que o shampoo demora a formar espuma e sempre temos que depositar mais produto. A mesma coisa acontece com o sabonete. Diante disso, é comum o surgimento de micoses na pele e muito, mas muito ressecamento.
A solução pra isso é usar creme hidratante depois de cada banho, só assim você consegue manter uma pele saudável aqui na Europa. Um dos cremes com maior poder de hidratação é o famoso Nivea da embalagem azul. Quer testar? Adquira no link abaixo.
Para os cabelos também vale a mesma dica: hidratar sempre, ao menos uma vez na semana. Mas aqui vale um adendo: use máscaras hidratantes compradas aqui na Europa, pois as brasileiras não vão funcionar tão bem. Os produtos daqui são especialmente fabricados para agir com esse tipo de água (com PH alto), já as marcas brasileiras são feitas para agir com a água lá do Brasil (PH bem mais baixo).
Já conhece as regras de separação do lixo na Alemanha? Não? Então clique aqui e saiba mais.
Calcário na cozinha e banheiro
Vamos falar do último item referente a água da Alemanha: a sujeira que o calcário deixa nas peças como torneiras, chuveiros, louças e eletrodomésticos. O calcário depositado nesses objetos deixa manchas esbranquiçadas, que se não forem limpas com o produto correto, podem danificar os aparelhos ao longo do tempo. A boa notícia é que aqui na Alemanha há uma enorme diversidade de produtos anti calcário: para a máquina de lavar louças, para a máquina de lavar roupas, para as torneiras, enfim… é até difícil conhecer todos.
Repare na foto abaixo (torneira do nosso chuveiro). Na primeira foto a torneira está com a sujeira de calcário acumulada por uma semana (eu limpo semanalmente), já a segunda foto foi tirada depois de limpá-la com o produto específico para metais.
Na foto abaixo estão os produtos que uso aqui em casa:
1- São tabletes anti calcário para colocar dentro da máquina de lavar juntamente com as roupas na lavagem.
2- Produto colocado na máquina de lavar louças para não deixar manchas esbranquiçadas nas louças.
3- Produto para tirar as manchas esbranquiçadas de peças de aço inoxidável.
4- Produto anti calcário para limpar metais em geral. Eu sempre uso esse para limpar as torneiras e ralos do banheiro.
Esses são os produtos que eu utilizo, mas sei que há muitos outros. Esses dias, por exemplo, vi um produto específico para limpar a cafeteira (que também fica manchada de brando devido ao calcário).
E você, que também mora na Alemanha… conta aqui nos comentários quais produtos você costuma utilizar. Tem alguma dica pra compartilhar?